Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60697
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da implementação do ensino remoto emergencial em cursos de graduação em uma instituição pública federal : desafios e implicações pedagógicas para a educação superior presencial
Autor(es): Ernane Henrique de Oliveira
Primeiro Orientador: Suzana dos Santos Gomes
Primeiro membro da banca : Tiago Antônio da Silva Jorge
Segundo membro da banca: Jussara Bueno Paschoalino
Terceiro membro da banca: Inajara Salles Viana Neves
Quarto membro da banca: Savana Diniz Melo
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a implementação do Ensino Remoto Emergencial nos cursos de graduação de uma Instituição Pública Federal de Educação Superior, identificando ações implementadas, desafios e aprendizagens construídas nesse processo. Nesse sentido, focalizou-se o seguinte problema: como o Ensino Remoto Emergencial foi implantado nos cursos de graduação de uma Instituição Pública Federal de Educação Superior e que repercussões foram identificadas no campo da relação professor-estudante nas práticas de ensino e de avaliação? Esse problema deu origem a outros questionamentos, a saber: que ações de planejamento e avaliação foram organizadas para implantação do Ensino Remoto Emergencial? Professores e estudantes foram consultados nesse processo? Quais desafios foram identificados? Quais aprendizagens e práticas relevantes foram construídas ao longo do Ensino Remoto Emergencial? Qual o nível de satisfação dos professores e dos estudantes sobre o Ensino Remoto Emergencial implementado? Quais lições a pandemia trouxe para os processos de ensino e de avaliação na universidade, tendo em vista o período pós-pandêmico? A metodologia de pesquisa envolveu revisão de literatura, levantamento documental e estudo exploratório de natureza qualitativa. A investigação empírica teve como procedimentos para coleta de dados: entrevista com professores, estudantes e membros da Comissão de Monitoramento e Avaliação. Os resultados revelaram que foram identificados diferentes desafios para a implementação do Ensino Remoto Emergencial, entres eles: ausência de equipamentos e internet para acessar as aulas pelos alunos, falta de local adequado para realizar as aulas e para estudar, lacunas na formação dos professores para o uso pedagógico das plataformas digitais, dificuldades na elaboração de atividades avaliativas adequadas a esse formato de ensino, dentre outros.
Abstract: The objective of this research was to investigate the implementation of Emergence Remote Teaching in the undergraduate courses of a Higher Education Federal Public Institution, identifying actions implemented, challenges and learnings built along this process. In that sense, we set focus on the following problem: how Emergence Remote Teaching was implanted in the undergraduate courses of a Higher Education federal public institution and which repercussions were identified in the field of the teacher-student relationship, in the teaching e evaluation practices? From this problem arouse other questionings, namely: Which planning and evaluation actions were organized for the implantation of Emergence Remote Teaching? Teachers and students were consulted in this process? Which challenges were identified? Which relevant learning and practices were built along Emergence Remote Teaching? What is the level of satisfaction of the teachers and students about the implemented Emergence Remote Teaching? Which lessons pandemics has brought for the processes of teaching and evaluation at the university, in view of the post-pandemic period? The methodology of the research involved literature review, documentary research and exploratory study of qualitative nature. The empirical research used as procedures for data gathering: interview with teachers, students and members of commission of monitoring and evaluation. The results evinced that were identified different challenges for the implementation of Emergence Remote Teaching, among which: lack of equipment and internet in order to access the classes in the part of the students, lack of a proper place for attending the classes and for study, gaps in the teachers’ training for the pedagogical use of digital platforms, difficulties for the elaboration of evaluative activities proper to this teaching format, among others.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60697
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação-Ernane-Oliveira-final-corrigida-repositorio.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons