Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junot de Oliveira Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9606848154032239pt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Bottosso de Mourapt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.creatorAna Luísa Viana Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T14:19:29Z-
dc.date.available2023-11-09T14:19:29Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60701-
dc.description.abstractDigital information and communication technologies (DICT) are included in the daily practices of children and adolescents, who demonstrate great affinity both with them and with social networks. This reality demands teaching-learning practices to integrate multiculturalism and multimodality reinforced by digital technologies to pedagogical practices. In this scenario, multiliteracy pedagogy presents itself as a means of incorporating new social reading and writing practices into school planning, especially with regard to English language teaching. It is necessary that foreign language teachers articulate teaching projects that allow students to learn while engaging in practices that, at some level, are already inserted in their daily dynamics. Therefore, this proposal uses project-based learning to conduct a didactic sequence in which students will need to search and explore content from the social network Instagram in English in order to develop a study schedule based on subjects of their interest using Trello as a tool. In addition, students will work collaboratively to create their own profile within the network, in which they will share information on subjects of their interest in different formats using the English language. At the end of the project, it is expected that students understand the possibility of using their social networks in favor of their learning, develop greater autonomy in their studies, carry out more assertive searches within the social network, and also become aware of how the increase of social networks use causes changes in the behavior of individuals, while offer them new possibilities for intercultural contact.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) estão inseridas nas práticas cotidianas de crianças e adolescentes, os quais demonstram grande afinidade tanto com elas quanto com as redes sociais. Essa realidade demanda práticas de ensino-aprendizagem que integrem a multiculturalidade e a multimodalidade reforçada pelas tecnologias digitais às práticas pedagógicas. Nesse cenário, a pedagogia dos multiletramentos se apresenta como um meio de incorporar novas práticas sociais de leitura e escrita aos planejamentos escolares, em especial no que diz respeito ao ensino da língua inglesa. É preciso que os professores de língua estrangeira articulem projetos de ensino que permitam aos alunos aprender enquanto se engajam em práticas que, em algum nível, já estejam inseridas em suas dinâmicas cotidianas. Portanto, essa proposta se vale da aprendizagem baseada em projetos para conduzir uma sequência didática nas quais os alunos precisarão buscar e explorar conteúdos da rede social Instagram em inglês com o intuito de desenvolver um cronograma de estudos a partir de assuntos de seu interesse usando o Trello como ferramenta. Além disso, os alunos vão trabalhar colaborativamente para criar um perfil próprio dentro da rede, no qual irão compartilhar informações sobre assuntos de seu interesse em formatos diversos utilizando a língua inglesa. Ao final do projeto, espera-se que os alunos percebam a possibilidade de utilizar suas redes sociais a favor de seu aprendizado, desenvolvam maior autonomia em seus estudos, realizem buscas mais assertivas dentro da rede social e, ainda, tomem consciência de como o crescimento do uso de redes sociais provoca alterações no comportamento dos indivíduos, ao passo em que lhes oferece novas possibilidades de contato intercultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectPedagogia dos multiletramentospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titlePráticas de aprendizagem de língua inglesa nas redes: o instagram como ferramenta de contatopt_BR
dc.title.alternativeEnglish language learning practices on social networkspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NAS REDES.pdf7.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons