Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60702
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Loures dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9545204500515342pt_BR
dc.creatorMônica Rodrigues Teixeirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1164131359032818pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T14:25:56Z-
dc.date.available2023-11-09T14:25:56Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60702-
dc.description.resumoO presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação do Campo e traz como tema “as trajetórias socioprofissionais de jovens egressos da Escola Família Agrícola Puris de Araponga”. A pesquisa propõe analisar as trajetórias socioprofissionais dos jovens egressos de uma Escola Família Agrícola e como esses processos contribuem para a construção da proposta agroecológica. Ademais, o trabalho busca, ainda, caracterizar o perfil socioprofissional dos egressos da Escola Família Agrícola Puris; identificar e compreender os fatores condicionantes que limitam ou possibilitam as experiências socioprofissionais dos jovens egressos; e compreender as repercussões da formação agroecológica da EFA Puris na perspectiva profissional dos jovens. O percurso metodológico conta com uma abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso de caráter exploratório, e tem a colaboração dos jovens egressos que concluíram o curso técnico entre os anos de 2011 e 2019, na EFA Puris. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, o que foi realizado com quatro jovens egressos, sendo dois homens e duas mulheres. A pesquisa apontou que, dentre os que responderam ao questionário, 60% dos jovens permanecem no campo, a maioria atuando na área técnica em agropecuária. Entre os 40% que não residem no campo atualmente, muitos têm sua atividade profissional ligada ao campo. A agroecologia é um elemento comum tanto aos jovens que estão atuando diretamente no campo quanto aos que não atuam. Os jovens que não atuam diretamente enfatizam que buscam meios de propagarem o conhecimento agroecológico, o que também faz parte dos pressupostos da formação da EFA Puris. Em relação ao aspecto social, nota-se uma incidência significativa dos jovens nos movimentos e organizações do território, o que ajuda a fortalecer a EFA Puris, uma vez que ela nasce da articulação das forças sociais e, ao longo de sua história, vem se consolidando como uma organização social camponesa, que além de formar técnicos, forma lideranças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTrajetórias socioprofissionaispt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectSucessão ruralpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.titleTrajetórias socioprofissionais de jovens egressos da Escola Família Agrícola Puris e a promoção da proposta agroecológicapt_BR
dc.title.alternativeThe socio-professional trajectoriies of Young Graduates from the Puris Family Agricultural School and the promotion and the Agroecological Proposalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2025-07-28-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Mônica_Rodrigues.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-04-28
1.69 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.