Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60712
Tipo: Dissertação
Título: Formação de círculo de leitura e clube de leitura para o letramento literário na escola
Autor(es): Maria Guimarães Gomes Otoni
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Diógenes Buenos Aires de Carvalho
Segundo membro da banca: Marcelo Chiaretto
Resumo: Nesta pesquisa, desenvolveu-se atividades de letramento literário com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, o foco era a formação de leitores literários por meio da criação de círculos de leitura, com vistas a formar um clube de leitura literária na escola. O objetivo deste trabalho acadêmico baseou-se nas experiências de leitura vividas por alunos e observadas em anos anteriores. Com alicerce nos estudos sobre leitura e ensino de literatura (CAVALCANTI, 2002; MOISÉS 2003; CANDIDO, 2004; PAULINO, COSSON, 2009; COMPAGNON, 2010; ZILBERMAN, 2011; ALMEIDA et al., 2012; BARTHES, 2013; DIONÍSIO, 2014; BRANCO, 2014; COSSON, 2020, 2021a, 2021b; PAULINO, 2021; TODOROV, 2021; VARGAS 2021), sobre pesquisa de intervenção (DAMIANI, 2013) e nas orientações sobre práticas de linguagem presentes no documento oficial Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018), elaborou-se uma proposta de intervenção, de natureza qualitativa-propositiva, para ser desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados na Escola Estadual Nilo Maurício Trindade Figueiredo, localizada na cidade de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Os alunos participaram de práticas de compartilhamento de leitura, recepção de obras literárias, os contos “Venha ver o pôr do sol”, de Lygia Fagundes Telles (2007) e “Negrinha”, de Monteiro Lobato (2009), formação de círculos de leitura, desenvolvimento de atividades em grupo e motivação para o desenvolvimento da cultura de leitura literária. A pesquisa sobre letramento literário realizada caminha para a formação de um leitor-fruidor, capaz de relacionar a sua vivência com a arte literária e a partir disso refletir sobre suas atitudes e ponderar julgamentos e valores em suas relações sociais. Ao final, formou-se um clube de leitura com os alunos que participaram da pesquisa: em uma roda de conversa entre seis participantes da pesquisa, os alunos manifestaram seu interesse ou não em fundar o clube. Durante a roda de conversa, dois alunos contrários foram convencidos pelos colegas a participarem. Ao final, o clube se formou com três alunos que estavam presentes e mais dois ausentes, que já haviam manifestado o interesse e repassado a informação aos colegas. Esta prática se fez semente, com a promessa de bons frutos
Abstract: In this research, literary literacy activities were developed with students from the final years of Elementary School, the focus was on training literary readers through the creation of reading circles, with the aim of forming a literary reading club at school. The objective of this academic work was based on reading experiences lived by students and observed in previous years. Based on studies about reading literature teaching (CAVALCANTI, 2002; MOISÉS 2003; CANDIDO, 2004; PAULINO, COSSON, 2009; COMPAGNON, 2010; ZILBERMAN, 2011; ALMEIDA et al., 2012; BARTHES, 2013; DIONÍSIO, 2014; BRANCO, 2014; COSSON, 2020, 2021a, 2021b; PAULINO, 2021; TODOROV, 2021; VARGAS 2021), on intervention research (DAMIANI, 2013) and on the guidelines about language practices present in the official document Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018), an intervention proposal of qualitative-propositive nature was elaborated, in order to be developed with students from the 9th grade of elementary school.enrolled at Escola Estadual Nilo Maurício Trindade Figueiredo,placed at Lagoa Santa town, in the state of Minas Gerais.The students participated of reading sharing practices, reception of literary works, the tales “Venha ver o pôr do sol” of Lygia Fagundes Telles(2007) and “Negrinha” of Monteiro Lobato(2009), formation of reading circles, development of group activities and motivation for the development of literary reading culture. The research on literary literacy carried out, moves towards to the formation of a reading-enjoyer, who is able to relate his/her living with the literary art and from there reflects on his/her attitudes and pondering judgments and values in their social relationships. In the end, a reading club with the students, who participated in the research, was created: during a talk circle among six participants of the research, the students expressed their interest or not in founding the club. During the talk circle, two opposing students were convinced by their colleagues to participate. In the end, the club was formed with three students who were present and two more absent, who had already expressed interest and passed the information to the colleagues. This practice became seed with the promise of good fruits.
Assunto: Leitura (Ensino fundamental)
Letramento
Incentivo à leitura
Interesses na leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60712
Data do documento: 10-Mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de círculo de leitura e clube de leitura para o letramento literário na escola.pdf8.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons