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http://hdl.handle.net/1843/60739
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Method for estimating capacity and measures of effectiveness of two-lane highway work zones |
Other Titles: | Método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em zonas de obras de rodovias de pista simples |
Authors: | Rafael Quintão de Andrade José Elievam Bessa Júnior |
Abstract: | The present study proposes a method for determining the capacity and measures of effectiveness of two-lane highway work zones. Therefore, a deterministic mathematical formulation was developed based on Queue Theory and on similarities with the queue discharge flow that occurs with the use of traffic lights, which allows for the estimation of measures of effectiveness such as delay time and platoon size. Equations were also developed to determine the capacity and the maximum length of the work zones based on acceptable values of the chosen measures of effectiveness. To validate the method, a set of traffic data collected along segments of a highway during the execution of construction works was used to calibrate and validate the traffic simulator Aimsun Next. With the simulator calibrated, a set of synthetic data was generated based on the simulation of different hypothetical scenarios, which served to obtain variables of the problem and to validate the proposed method. Finally, measures of effectiveness such as cycle time, platoon size, and delay time – obtained from the proposed mathematical model and the field – were compared, revealing that the model produced very satisfactory results. |
Abstract: | O presente estudo propõe um método para determinação da capacidade e de medidas de desempenho em zonas de obras de rodovias de pista simples. Para tanto, desenvolveu-se uma formulação matemática determinística, baseada em Teoria de Filas e nas semelhanças com a dissipação de veículos que ocorre em semáforos, o que permite estimar algumas medidas de desempenho como atraso e tamanho de pelotão. Foram desenvolvidas também equações para determinar a capacidade e o comprimento máximo de zona de obras, a partir de valores aceitáveis de medidas de desempenho. Para validação do método, utilizou-se um conjunto de dados de tráfego coletados em trechos de uma rodovia durante a execução de obras para calibrar e validar o simulador de tráfego Aimsun Next. Com o simulador calibrado, foi gerado um conjunto de dados sintéticos, a partir da simulação de diversos cenários hipotéticos, que serviram tanto para obter algumas variáveis do problema quanto para validar o método proposto. Por fim, foram comparadas medidas de desempenho – obtidas do modelo matemático proposto e em campo – tais como ciclo, tamanho de pelotão e atraso, as quais apresentaram resultados bastante aderentes. |
Subject: | Tráfego Rodovias Canteiro de obras |
language: | eng |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.14295/transportes.v30i2.2685 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60739 |
Issue Date: | 9-Aug-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/2685 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Transportes |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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