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http://hdl.handle.net/1843/60762
Tipo: | Dissertação |
Título: | Enegrecendo o jaleco branco: trajetórias negras em cursos de saúde de universidades nordestinas interiorizadas |
Autor(es): | Rosana da Silva Pereira |
primer Tutor: | Rodrigo Ednilson de Jesus |
primer miembro del tribunal : | Dyane Brito Reis Santos |
Segundo miembro del tribunal: | Bárbara Bruna Moreira Ramalho |
Resumen: | Transcorridos duas décadas da implantação das Políticas Públicas de Ações Afirmativas de Acesso e Permanência, pudemos experimentar um expressivo impacto na composição estudantil do Ensino Superior Brasileiro. Neste período, e por meio das Políticas Públicas de Ações Afirmativas, estudantes negros, indígenas, egressos de escolas públicas e pertencentes a camadas populares, historicamente marginalizados do acesso à educação, puderam ingressar na Educação Superior. Neste processo histórico, tanto as políticas de reservas de vagas e abertura de vagas suplementares para estes públicos, quanto à abertura e ampliação de novos campus em cidades fora dos grandes centros urbanos, conhecida como interiorização, foram fundamentais. É neste último movimento histórico que se concentra a presente dissertação. Neste sentido, meu objetivo central será a análise das trajetórias de egressas negras e negros dos cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, as técnicas de pesquisa utilizadas foram as entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo se estabelecem na constatação das Políticas Públicas de Ações Afirmativas e da Interiorização do Ensino Superior como processos que ultrapassam as vivências com o acesso, permanência material e simbólica nas universidades referidas. Desta forma, as trajetórias negras são interpeladas pela compreensão sobre a importância de suas existências nas áreas de saúde enquanto conquistas individuais e coletivas. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60762 |
Fecha del documento: | 14-mar-2023 |
Término del Embargo: | 14-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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