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http://hdl.handle.net/1843/60766
Type: | Dissertação |
Title: | Competências digitais e formação de professores: estudo de caso nas licenciaturas presenciais do IFNMG-Januária |
Authors: | Joyce Duarte Queiroz |
First Advisor: | Andréia de Assis Ferreira |
First Referee: | Suzana dos Santos Gomes |
Second Referee: | Egidio Rodrigues Martins |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como as competências digitais estão presentes de modo direto e/ou indireto nas licenciaturas presenciais do IFNMG-Januária. O presente estudo busca propiciar a reflexão sobre a integração das Competências Digitais na formação de professores, com ênfase para a licenciatura presencial, uma vez que o professor tem a possibilidade de potencializar o ensino e aprendizagem com o auxílio de recursos digitais. A metodologia desta investigação é qualitativa de cunho exploratório, pautando-se no Estudo de Caso das licenciaturas presenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais campus Januária. Está fundamentada nos seguintes eixos norteadores: Tecnologias Digitais, Desenvolvimento de Competências Digitais, e Formação de Professores. Tecemos discussões principalmente a partir de pesquisas de autores que abordam competências digitais: Behar et al., (2013; 2018; 2019), Silva (2018; 2022), Jiménez (2018; 2019), e dos Quadros de Referência DigCompEdu (2018) e CIEB (2020). Discorremos, ao longo da dissertação, sobre a temática Tecnologias Digitais, com um corpo teórico baseado em Castells (2000; 2003), Kenski (2003; 2009; 2012; 2018; 2019), Valente (2005; 2015; 2016) Tornero (2007), Ferreira (2010), dentre outros. E refletimos sobre a Formação de professores com base nas contribuições de Arroyo (2007; 2013), Tardif (2014), Diniz-Pereira (2019), Freire (2019) Gatti (2019), dentre outros. Os instrumentos de produção de dados foram compostos pela análise dos Projetos Pedagógicos das licenciaturas presenciais do IFNMG-Januária e documentos institucionais em vigência até meados de 2023. Por meio do Questionário On-line de Proficiência Digital, disponibilizado via Google Forms, coletamos os dados e os analisamos, para que pudéssemos apreender a percepção dos licenciandos sobre os níveis de Competências Digitais. A partir do estudo e das análises, constatamos que os licenciandos possuem mais proficiências relacionadas à alfabetização digital e ao letramento digital. Embora tenham habilidades do nível de fluência digital, pode-se constatar, de acordo com os dados, que podem ter sido desenvolvidas a partir do letramento relacionado ao contexto da cultura digital. Por fim, elaboramos o Recurso Educacional, um curso em formato tMOOC, Massive Open On-line Course, gratuito, aberto e on-line, baseado em tarefas. O objetivo do curso é ser um modelo de estratégia pedagógica, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de competências digitais nas licenciaturas, e contribuir com a prática docente. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60766 |
Issue Date: | 2-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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