Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60770
Type: Dissertação
Title: Histórias de trabalhadores técnico-administrativos em educação da Faculdade de Educação da UFMG: memórias de um trabalho que falam de saberes, agruras e resistências
Authors: Roberta Emília Morato Corrêa
First Advisor: Inajara de Salles Viana Neves
First Referee: Charles Moreira Cunha
Second Referee: Priscila de Oliveira Coutinho
Third Referee: Rafael dos Santos Pereira
Abstract: Essa é uma pesquisa sobre histórias de trabalho e de vida. Sobre memórias de servidores Técnico-Administrativos em Educação aposentados, da Faculdade de Educação da UFMG. Trata-se de uma pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, desenvolvida no campo da história de vida e da história oral e centrada na memória do trabalho. Pretendeu-se desenvolver um trabalho investigativo com o objetivo de conhecer as memórias relatadas pelos próprios trabalhadores como estratégia de reconhecimento e valorização profissional. Como sujeitos da pesquisa, escolhemos nove TAEs aposentados da Faculdade de Educação que trabalharam durante as décadas de 70, 80, 90 e 2000. Foram utilizados relatos individuais e orais colhidos através de entrevistas em profundidade, gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. A pesquisa foi estruturada em cinco momentos sucessivos e complementares: aprofundamento teórico acerca do tema; coleta e produção de dados; análise dos dados; elaboração do texto da dissertação e desenvolvimento do recurso educacional. Como referenciais teóricos dialogamos com, entre outros autores, Ecléa Bosi e Maurice Halbwachs, que discutem os conceitos de memória e experiência e que nos ajudaram a perceber as memórias do trabalho como um patrimônio de cada trabalhador, complexo, inacabado e permeado de experiências e saberes. As histórias contadas nesta pesquisa apresentaram uma visão sobre o que é ser um TAE do ponto de vista de quem foi. No trabalho da memória dos aposentados encontramos suas reminiscências do percurso enquanto Técnico Administrativo em Educação: seus colegas e chefes do passado, os espaços da Faculdade e Universidade com seus cheiros e sons, suas várias formas de trabalhar, suas agruras e sua resistência. O estudo procurou compreender o que tais lembranças representam e a sua importância nas experiências desses sujeitos, de sua categoria de trabalho e da Faculdade, bem como demonstrar a passagem desses trabalhadores pela Instituição que construíram com seu trabalho e parte de suas vidas.
Abstract: This is a research project about work and life stories, focusing on the memories of retired Technical-Administrative Education Servers from the Faculty of Education at UFMG (Federal University of Minas Gerais). It is a qualitative, narrative research conducted in the fields of life history and oral history, centered around work memories. The aim was to conduct an investigative study to understand the memories shared by the workers themselves as a strategy for recognition and professional valorization. As research subjects, we selected nine retired Technical-Administrative Education Servers from the Faculty of Education who had worked during the decades of the 70s, 80s, 90s, and 2000s. Individual oral accounts were collected through in-depth interviews, recorded in audio format, and subsequently transcribed. The research was structured into five successive and complementary stages: theoretical deepening of the topic, data collection and production, data analysis, dissertation writing, and the development of an educational resource. Theoretical references for this study included authors such as Ecléa Bosi and Maurice Halbwachs, among others, who discuss the concepts of memory and experience. These authors helped us perceive work memories as a complex, unfinished heritage of each worker, permeated by experiences and knowledge. The stories collected in this research provided insights into what it means to be a Technical-Administrative Education Server from the perspective of those who have been in that role. Through the retirees' memories, we encountered their recollections of their journey as Technical-Administrative Education Servers: their past colleagues and supervisors, the spaces of the Faculty and University with their distinctive smells and sounds, the various ways of working, their challenges, and their resilience. The study sought to understand the significance of these memories and their importance in the experiences of the individuals, their work category, and the Faculty. Additionally, it aimed to demonstrate the passage of these workers through the Institution they helped build with their work and a part of their lives.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60770
Issue Date: 31-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_V_1_Roberta_Defesa_Final.pdf18.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.