Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60776
Type: Dissertação
Title: Atos de controle, censura e regulação na literatura infantil e a prática docente: vozes de professoras da educação infantil de Belo Horizonte
Authors: Camila Souza Petrovitch
First Advisor: Mônica Correia Baptista
First Co-advisor: Alessandra Latalisa de Sá
First Referee: Renata Junqueira de Souza
Second Referee: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo mapear casos de controle a livros infantis ao longo do tempo e compreender como atos de cerceamento e discursos acerca da necessidade de controlar o acesso das crianças a determinados livros se relacionam com as práticas educativas de professoras que atuam junto a crianças de zero a seis anos. A circulação cada vez mais rápida de informações, por meios digitais, juntamente à chegada da chamada “onda conservadora”, entre outros fatores, vêm dando destaque, nas diferentes mídias, a avaliações de livros infantis. Nessas avaliações, são enfatizados os pretensos efeitos dos textos literários na conformação do caráter e dos comportamentos infantis. Nesta pesquisa propomos mapear casos de controle ou de cerceamento de livros de literatura infantil no Brasil; identificar as concepções de criança e de literatura que subjazem os depoimentos de professoras acerca das suas práticas como docentes da Educação Infantil; analisar suas percepções em relação a atos de cerceamento do acesso de crianças a livros infantis e os possíveis impactos destes atos em processos de seleção de livros. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada em três eixos: análise de registros em documentos encontrados na hemeroteca digital, em trabalhos acadêmicos e documentos afins, que comprovam o controle a livros infantis ao longo dos anos; aplicação de formulário para conhecer o perfil das professoras participantes da pesquisa e realização de entrevistas coletivas com essas profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil das redes particular e pública de Belo Horizonte. São analisados casos de controle a livros destinados ao público infantil no Brasil, datados de 1850 a 2021 e as entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados coletados por meio dos documentos encontrados evidenciou que a censura subestima a infância ao menosprezar as capacidades de compreensão e interpretação das crianças. Quanto aos depoimentos das professoras observou-se que o cerceamento encontra ressonância no tradicionalismo presente na sociedade brasileira, o que influencia a seleção dos livros e a prática de leitura das professoras da Educação Infantil.
Abstract: This research aims to understand the relationship between cases of control (regulation and censorship) combined with selection and mediation practices of children's literature books developed by preschool teachers in Belo Horizonte. The increasingly rapid circulation of information through digital media, together with the arrival of the socalled "conservative wave", among other factors, has highlighted, in different media, evaluations of children's books. In these evaluations, the supposed effects of literary texts on the shaping of children's character and behavior are emphasized. In this research, we propose to map cases of control or censorship of children's literature books in Brazil; identify the conceptions of child and literature underlying the testimonies of teachers about their practices as early childhood educators; analyze their perceptions regarding acts of censorship of children's access to books and the possible impacts of these acts on book selection processes. This is a qualitative research, carried out in three axes: analysis of records in documents found in the digital Hemeroteca, academic works, and related documents that prove the control of children's books over the years; application of a form to know the profile of the participating teachers and conducting collective interviews with these professionals who work in preschools in the private and public networks of Belo Horizonte. Cases of control of books intended for children in Brazil, dated from 1850 to 2021, and semistructured interviews are analyzed. The analysis of the data collected through the documents found showed that censorship underestimates childhood by belittling children's comprehension and interpretation abilities. As for the teachers' testimonies, it was observed that censorship finds resonance in the traditionalism present in Brazilian society, which influences book selection and reading practices of preschool teachers.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60776
Issue Date: 2-Jun-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Versão Final Camila Souza Petrovitch 30082023.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons