Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60833
Tipo: Dissertação
Título: As águas dos gerais: uma proposta de ensino contextualizada para ciências/geografia
Autor(es): Tânia Cássia Ferreira de Sousa
primer Tutor: Eliano de Souza Martins Freitas
Segundo Tutor: Penha Souza Silva
primer miembro del tribunal : Maria de Fátima Almeida Martins
Segundo miembro del tribunal: Erica Fernanda Justino de Freitas
Resumen: A presente pesquisa, intitulada “As águas dos Gerais: uma proposta de ensino contextualizada para ciências/geografia”, teve como objetivo elaborar uma proposta de ensino partindo do tema “As águas dos Gerais”, de modo a estabelecer um diálogo entre os conteúdos científicos de ciências e geografia e os conhecimentos e as percepções ambientais dos Geraizeiros em relação ao tema da água. Esse tema surgiu a partir de reflexões e inquietações sobre o ensinoaprendizagem na educação do campo e a partir da minha prática docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns Geraizeiros a fim de identificar seus conhecimentos tradicionais relacionados ao tema da água e a dinâmica climática da região denominada por eles de Gerais, localizada no município de Rio Pardo de Minas. Os dados colhidos nessas entrevistas foram importantes para a construção da proposta de ensino, pois permitiu levantar assuntos ligados à realidade local e inclui-los nas atividades de ensino propostas. Os Geraizeiros são pessoas reconhecidas, tradicionalmente, por esse nome com uma forte ligação com o extrativismo de frutos do Cerrado e que possuem um jeito próprio de manejar e cultivar a terra e criar animais em terras comunais: as chapadas. Os Geraizeiros têm uma relação muito especial com a água. Deste modo, a relevância desse tema nas aulas de ciências e geografia está relacionada à sua importância para a vida das pessoas das comunidades nas quais os estudantes residem, sendo que a disponibilidade e a qualidade da água são determinantes para a manutenção do trabalho e da cultura dos Geraizeiros, seja na irrigação de pequenas áreas (roças, hortas e quintais) seja no beneficiamento de produtos nas pequenas agroindústrias. Para realizar a Educação do Campo, na prática, faz se necessário que as práticas de ensino dialoguem com os contextos político, social, ambiental e cultural do campo, incorporando conteúdos e metodologias que se relacionem com a realidade e que valorizem o modo de viver, a cultura, os anseios e os saberes dos sujeitos campesinos. É nessa perspectiva que a presente pesquisa pretende contribuir com a Educação do Campo.
Abstract: The present research entitled “The waters of Gerais: a contextualized teaching proposal for Science/Geography” aimed to develop a teaching proposal based on the generating theme "The waters of Gerais", in order to establish a dialogue between the scientific contents of science and geography and the knowledge and environmental perceptions of the Geraizeiros in relation to the water theme. This theme arose from reflections and concerns about teaching-learning in field education and from my teaching practice. This is a qualitative research, for which semistructured interviews were carried out with some Geraizeiros in order to identify their traditional knowledge related to the topic of water and the climatic dynamics of the region they call Gerais, located in the municipality of Rio Pardo de Minas. The data collected from these interviews were important for the development of the teaching proposal, as it allowed us to raise issues related to the local reality and include them in the proposed teaching activities. The Geraizeiros are people traditionally known by this name who have a strong connection to the extraction of Cerrado fruits and who have their own way of managing and cultivating the land and raising animals on communal lands: the chapadas. The Geraizeiros have a very special relationship with water. Thus, the relevance of this theme in science and geography classes is related to its importance for the lives of the people in the communities where the students live, since the availability and quality of water are crucial for the maintenance of the Geraizeiros' work and culture, whether in the irrigation of small areas (fields, gardens, and backyards) or in the processing of products in small agro-industries. To put Field Education into practice, it is necessary that teaching practices dialogue with the political, social, environmental, and cultural contexts of the countryside, incorporating contents and methodologies that relate to reality and that value the way of life, culture, wishes, and knowledge of peasant subjects. It is in this perspective that this research intends to contribute to Field Education.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60833
Fecha del documento: 27-feb-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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