Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60835
Type: Dissertação
Title: Práticas de letramento mediadas pelas tecnologias digitais no cotidiano de alunos no ensino médio de uma escola de rede estadual de Minas Gerais
Authors: Cíntia Maria Camargos de Oliveira
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
First Referee: Carla Coscarelli
Second Referee: Raquel A. Soares Reis Franco
Third Referee: Elizabeth Guzzo de Almeida
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas de letramento mediadas pelas tecnologias digitais na produção de textos e na leitura dos alunos que cursam o Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Buscamos aprofundar os aspectos teóricos sobre as práticas de letramento dos alunos mediadas pelas tecnologias; conhecer e analisar as práticas de letramento no contexto escolar e a forma como os alunos interagem com os artefatos tecnológicos (tablete, computador, celular). Além disso, com a investigação,mapeamos alguns dos usos que os alunos e os professores fazem dos artefatos tecnológicos dentro da escola, tanto na sala de aula quanto nos momentos livres na escola, posto que as tecnologias têm alterado os modos de comunicação do dia a dia da sociedade e suas práticas sociais de letramento. Para a produção de dados,adotamos a abordagem qualitativa, sendoos dados produzidoscom a observação do cotidiano dos alunos do Ensino Médio, das aulas das professoras com registro em diário de campo e com entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro alunos de cada turma (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio) e asprofessoras de Língua Portuguesa de cada ano. No decorrer da pesquisa tomamos conhecimento do projeto Jornal Escolar desenvolvido nas turmas dos segundo anos e acompanhamos a construção do jornal. Para o desenvolvimento da tarefa escolar, os alunos criaram grupos no aplicativo WhatsApp e trocavam informações sobre a atividade. A escola é uma instituição social cuja tarefa é a instrução e o ensino. Com o mundo em constante mudança, as práticas escolares são tencionadas pelas práticas não escolares, ou seja, a escola além de ser incumbida de desenvolver as habilidades como ler e escrever, também tem o papel de formar cidadãos para a complexidade e os desafios que a sociedade contemporânea apresenta, como por exemplo analisar de forma crítica a oferta de informação. Em algumas escolas estaduais, há salas equipadas com projetores, televisores, há o laboratório de informática. Entretanto, não se trata simplesmente de incorporar os artefatos tecnológicos à sala de aula, pois a simples presença de procedimentos ou de artefatos tenológicos não modifica os espaços físicos das salas de aula nem as práticas utilizadas para ensinar e aprender.Os dados obtidos apontaram que mais que usar a tecnologia para o desenvolvimento de uma atividade escolar, as práticas de letramento mediadas pelas tecnologias digitais se inserem como um processo complexo que apresenta algumas potencialidades de aprendizagem, mas submetido às restrições institucionais típicas do modo de ensino escolar.
Abstract: This research aimed to analyze the literacy practices mediated by digital technologies in text writing and reading skills of the students that attend high school ina state school system in Minas Gerais. We sought to deepen the theoretical aspects of the students’ literacy practices mediated by technologies and also to know and analyzethe literacy practices in the school context and how students interact with technological artifacts (tablets, computers, cell phones). In addition, with this research we map some the uses that students and teachers make of the technological artifacts inside the school, both in the classroom and in the free moments at school, once technology has changed the daily communication modes of society and its social practices of literacy. For the production of data we adopted the qualitative approach, with the data being produced by observing the daily routine of the high school students, the teachers’ classes with field noteregistration and semi-structured interviews with four students from each class (1st, 2nd and 3rd year of high school) and the Portuguese teachers from each grade. In the course of the research, we became aware of the School NewspaperProject developed in the second year classes and kept track of the construction of the newspaper. For the development of the school task, the students created groups in the WhatsApp application and exchanged information about the activity. The school is a social institution whose task is to instruct and to teach. With the changing world, school practices are influencedby non-school practices, that is, the school as well as being responsible for developing literacy skills also has the role of training citizens for the complexity and challenges that the society presents, for example, to critically analyzing the information supply. In some state schools there are rooms equipped with projectors, televisions and there are computer labs. However, it is not simply a matter of incorporating technological artifacts into the classroom, since the mere presence of procedures or artifacts does not modify the physical spaces of the classrooms or the practices used to teach and learn. The data obtained showed that more than using technology for the development of a school activity, literacy practices mediated by digital technologies are inserted as a complex process that presents some potential of learning, but subject to the institutional restrictions typical of the school teaching mode.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60835
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação completa.pdfDissertação Práticas de letramentos mediadas pelas tecnologias digitais no cotidiano de alunos no ensino médio de uma escola de Rede Estadual de Minas Gerais3.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.