Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60840
Type: Dissertação
Title: A (re)configuração do trabalho docente de uma instituição federal de ensino na pandemia de covid-19: sob o prisma do ambiente de trabalho saudável
Other Titles: The (re)configuration of the teaching work of a federal educational institution in the covid-19 pandemic: from the perspective of the healthy work environment
Authors: Kelly Cristina Oliveira de Lima
First Advisor: Carolina da Silva Caram
First Referee: Isabela Silva Cancio Velloso
Second Referee: Laura Cavalcanti de Farias Brehmer
Abstract: A pandemia potencializou o surgimento de riscos emergentes relacionados à alteração no processo produtivo e estimulou novas formas de organização do trabalho. Especialmente a necessidade do isolamento social, entre outros desfechos, levou as instituições de ensino a (re)configurarem o trabalho para garantirem a continuidade da educação no modelo à distância. Tal (re)configuração não é livre de riscos, os quais podem ser prevenidos ou minimizados com o enquadramento de dispositivos legais e de atividades na perspectiva de uma cultura de segurança eficaz e de um Ambiente de Trabalho Saudável. Visto o exposto, o objetivo do presente estudo foi compreender a (re)configuração do trabalho na perspectiva de docentes de uma Instituição Federal de Ensino durante a pandemia de COVID-19 sob o prisma do Ambiente de Trabalho Saudável. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com delineamento do estudo de caso único holístico, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, seguindo roteiro semiestruturado. Os participantes deste estudo foram 19 docentes de uma Instituição Federal de Ensino localizada em Minas Gerais. As fontes de evidência foram as entrevistas individuais e a análise documental. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin, com a utilização do software ATLAS.ti. Ressalta-se que o estudo foi aprovado pelo comitê de ética e respeitou todos os aspectos éticos e legais na condução de pesquisa com seres humanos. A análise documental consistiu em um corpus de 65 documentos, que foram responsáveis por muitos dos processos que reconfiguraram o trabalho docente e que inclusive foram citados pelos participantes durante a entrevista. Ademais, após tratamento e análise dos dados, emergiram três categorias, foram elas: Estratégias para o enfrentamento da pandemia; Desafios no ambiente de trabalho docente durante a pandemia; Oportunidades de melhoria advindas do contexto pandêmico: o que ficou e o que poderia ter sido feito? A primeira categoria englobou estratégias institucionais e individuais de enfrentamento à pandemia; disponibilidade de recursos para a saúde pessoal; disponibilidade de recursos pela instituição e; estratégias de aquisições de recursos pelo docente. A segunda categoria apresentou os desafios vivenciados pelos docentes no ambiente de trabalho durante a pandemia, que levaram à (re)configuração do trabalho, sendo estes relacionados ao ambiente físico de trabalho; ao desempenho no trabalho; ao aprendizado discente e; aos impactos da pandemia na vida pessoal. A terceira categoria abordou os ensinamentos que podem ser inferidos em relação ao trabalho docente em uma instituição de ensino com o contexto vivenciado na pandemia, com destaque para o aprendizado de novas tecnologias, avanços no trabalho docente e estratégias que foram desejadas pelos docentes para o enfrentamento das questões impostas pela pandemia. Ficaram evidentes os esforços da instituição e dos docentes para se adequarem à reformulação da educação e garantirem a continuidade do ensino durante a pandemia. Contudo, os desafios enfrentados pelos docentes geraram consequências, reduzindo a qualidade do ambiente de trabalho e evidenciando a necessidade de investimentos na promoção do Ambiente de Trabalho Saudável. Apesar dos achados, os resultados apontam oportunidades de melhoria advindas do contexto pandêmico. Conclui-se que a (re)configuração do trabalho durante a pandemia afetou o modo dos docentes se relacionarem com o ambiente de trabalho, a equipe de trabalho, bem como com a sua vida pessoal e profissional, sua saúde física e mental e com a comunidade. Torna-se necessário que as instituições de ensino tenham um olhar diferenciado para a gestão da saúde e segurança dos trabalhadores, fundamentadas no Ambiente de Trabalho Saudável e reflitam sobre as potencialidades que favoreceram o avanço do trabalho docente no cenário de pandemia e estejam mais preparadas para outros possíveis momentos de crise.
Abstract: The pandemic has increased the occurrence of emerging risks related to productive process change and has boosted new ways of work structure. Mostly the need for social isolation, among other outcomes, made the education institutions restructure the way of working, in order to ensure that the distance education model would keep on going. Such a restructuring is not free of risks, which can be avoided or reduced with the placement of legal devices and activities that are part of an effective security culture and of a Healthy Work Environment. Due to these facts, the purpose of this study was to understand the reorganization of the way of working through the perspective of teachers from a Federal Education Institution during the COVID-19 pandemic following the Healthy Work Environment. It is about research of a qualitative nature with a holistic single-case study design, which data collection was made by means of individual interviews, following a script prepared previously. The participants of this study were 19 teachers of a Federal Education Institution located in Minas Gerais. The evidence source was the individual interviews and the document analysis. The data was analyzed through the content analysis method of Bardin, along with ATLAS.ti. software. It is important to reinforce that the study was approved by the ethics committee, and it was aligned with all the ethical and legal aspects when conducting research with human beings. The document analysis consisted of a corpus of 65 documents, which were responsible for many of the processes that reconfigured the teaching work (and that also were mentioned by the participants during the interview) were identified. Furthermore, after data processing and analyzing, three categories emerged, which were: Strategies to face the pandemic; Challenges in the teachers’ work environment during the pandemic; Improvement opportunities that came with the pandemic context: what remained and what could have been done? The first category included institutional and individual strategies to face the pandemic; availability of personal health resources; availability of resources within the institution and strategies of resources acquisition by the teachers. The second category presented the challenges lived by the teachers in the work environment during the pandemic, which resulted in the work remodeling referring to the workplace environment; the work performance; the student learning and the pandemic impacts in the personal life. The third category approached the guidance that can be inferred related to the teachers’ job in an education institution according to the context experienced during the pandemic, focusing on the learning of new technologies, advances at the teachers’ job and strategies that were expected by the teachers in order to face the issues imposed by the pandemic. The efforts of the institution and the teachers to adapt to the education restructure and to guarantee that the learning would keep on going during the pandemic were clear. However, the challenges faced by the teachers resulted in consequences, reducing the quality of the work environment and confirming the need to invest in the Healthy Work Environment. Besides the discoveries, the results show improvement opportunities coming from the pandemic context. It was possible to conclude that the work restructure during the pandemic affected the way the teachers connect with the work environment, the staff, as well as with their personal and professional life, with their physical and mental health and with the community. It is necessary that the education institutions have a different point of view when it comes to the employees’ health and security management, based on the Healthy Work Environment, ponder about the potential in favor of the teachers’ work improvement on a pandemic scenario, and that they are more prepared to other possible moments of crises.
Subject: COVID-19
Condições de Trabalho
Docentes
Instituições Acadêmicas
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/60840
Issue Date: 18-Aug-2023
metadata.dc.description.embargo: 18-Aug-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A (re)configuração do trabalho docente de uma instituição federal de ensino na pandemia de covid-19 sob o prisma do ambiente de trabalho saudável.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-08-18
2.73 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.