Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60936
Type: Dissertação
Title: Rotatividade docente na rede estadual de educação de Minas Gerais: processos de organização e reorganização pedagógica
Authors: Adilson Alves
First Advisor: Ana Maria Alves Saraiva
Abstract: A extensa produção acadêmica que tem como objeto o trabalho docente tem apresentado, nos últimos anos, o fenômeno da rotatividade como uma questão importante nas análises sobre a organização e o planejamento pedagógico nas escolas básicas públicas. As pesquisas têm abordado aspectos diversos desse fenômeno. Entre as causas mais frequentes apontadas para a rotatividade docente, destacam-se a precariedade das condições de trabalho, a baixa remuneração, a falta de reconhecimento e desvalorização profissional dos docentes, progressivas perdas salariais, ausência de planos de cargos e salários e aumento dos contratos temporários (SELLA, 2006, OLIVEIRA 2004, VICENTINI; LUGLI, 2009). A alta rotatividade docente pode comprometer a organização do trabalho pedagógico na escola e interferir no processo de ensino-aprendizagem, visto que as propostas pedagógicas partem de pressupostos de ensino-aprendizagem que são alicerçados em uma sequência didática. O interesse pelo tema surge da maior dificuldade que encontro como professor não efetivo, sempre mudando de escola ao término do meu contrato e, com isso, interrompem-se o processo de ensino-aprendizagem e os laços afetivos construídos ao longo do trabalho. A temática escolhida relaciona-se diretamente com a minha trajetória na educação. É justamente essa percepção da realidade escolar construída ao longo da minha vivência profissional e reforçada por indicadores da precarização do trabalho que me instigam para essa pesquisa. O fenômeno da rotatividade ocorre no âmbito do trabalho em geral, mas nas escolas tem se constituído como um problema em nível nacional. Considerando o tempo do mestrado, optei por um recorte geográfico no estado de Minas Gerais para realização deste estudo. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a rotatividade docente na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, considerando suas implicações para as dimensões administrativa e pedagógica. O universo de análise remete a duas escolas estaduais, ambas localizadas no município de Betim/MG. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa documental foi realizada por meio da análise de documentos como normas e regulamentos, entre outros, relacionados ao objeto de estudo. Já as entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a diretores e pedagogos envolvidos na temática pesquisada, com questões previamente definidas, mas permitindo a inclusão de novas questões durante a entrevista. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas posteriormente para análise. Os dados coletados foram tratados de forma descritiva, mediante contato direto e interativo com a situação, objeto do estudo. Como resultado, evidencia-se a dificuldade de garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem quando há constantes mudanças de professores. As implicações da rotatividade docente são muitas e variadas, afetando diretamente a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos, além de gerar impactos negativos no desempenho dos professores e na gestão das escolas.
Abstract: The extensive academic production that has teaching work as its object has presented, in recent years, the turnover phenomenon as an important issue in analyzes of the organization and pedagogical planning in public basic schools. . Research has addressed different aspects of this phenomenon, among the most frequent causes pointed out for teacher turnover, the precariousness of working conditions, low pay, lack of recognition and professional devaluation of teachers, progressive salary losses, lack of job and salary plans and increase in temporary contracts (SELLA, 2006, OLIVEIRA 2004, VICENTINI ; LUGLI, 2009). High teacher turnover can compromise the organization of pedagogical work at school and interfere with the teaching-learning process, since pedagogical proposals are based on teaching/learning assumptions that are based on a didactic sequence. The interest in the subject arises from the greatest difficulty I encounter in my work as a non-effective teacher, which is to keep changing schools at the end of my contract, and with that, the teaching-learning process and the affective bonds built throughout are interrupted. from work. The theme chosen is directly related to my trajectory in education. It is precisely this perception of the school reality built throughout my professional experience, reinforced by indicators of the precariousness of work that instigate me for this research.The phenomenon of turnover occurs in the scope of work in general, but in schools it has become a problem at the national level, considering the time of the master's degree, I opted for a geographical cut in the state of Minas Gerais to carry out this study. This research aims to identify and analyze teacher turnover in the State Education Network of Minas Gerais, considering its implications for the administrative and pedagogical dimensions. The universe of analysis refers to two State Schools, both located in the municipality of Betim/MG. In methodological terms, this is a qualitative study. Documentary research and semi-structured interviews were used as data collection instruments. The documentary research was carried out through the analysis of documents such as norms and regulations, among others, related to the object of study. The semi-structured interviews were applied to directors and pedagogues involved in the researched theme, with previously defined questions, but allowing the inclusion of new questions during the interview. The interviews were audio recorded and later transcribed for analysis. The collected data were treated descriptively, through direct and interactive contact with the situation under study. As a result, it is evident the difficulty of guaranteeing the continuity of the teaching-learning process when there are constant changes of teachers. The implications of teacher turnover are many and varied, directly affecting the quality of teaching and student learning, in addition to generating negative impacts on teacher performance and school management.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60936
Issue Date: 30-May-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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