Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60937
Type: Dissertação
Title: Práticas educativas no ambiente corporativo: limites e possibilidades da ergoformação
Authors: Bruno Vasconcelos Morais
First Advisor: Mariana Verissimo Soares de Aguiar e Silva
First Referee: Suzana dos Santos Gomes
Second Referee: Egidio Martins
Abstract: O presente estudo se propõe a investigar uma das inúmeras contradições do capitalismo, o processo de formação do trabalhador promovido pela própria empresa. Tendo como premissa a possibilidade do docente que atua em ambientes corporativos mediar os interesses da empresa e do próprio trabalhador no processo de formação e qualificação profissional, ou seja, a imbricada relação entre capital e educação no interior da empresa. No atual modelo de produção, empresas e trabalhadores buscam mecanismos para se adaptarem ao ritmo e intensidade das transformações no mundo do trabalho. Uma dessas alternativas é a adoção de práticas educativas subordinadas ao capital. Essa realidade é pouco sistematizada no meio acadêmico sob o viés da educação e tal constatação motivou o desenvolvimento da pesquisa junto ao PROMESTRE – FAE – UFMG. O trabalho tem como objetivo compreender se as práticas educativas dos docentes que atuam na empresa se aproximam da noção de ergoformação. Além de identificar os campos de atuação e os conhecimentos dos profissionais que atuam na promoção da formação contínua dos trabalhadores nas empresas. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário eletrônico e entrevistas semiestruturadas. A partir da análise temática dos dados, foi possível identificar que existe um processo formalizado de práticas educativas nas organizações sendo elaborado e colocado em ação por profissionais que utilizam das suas próprias experiências de trabalho, com ou sem uma formação pedagógica e que possuem certa autonomia dentro das empresas. Sendo assim, a postura que esse profissional adota é decisiva para o projeto pedagógico da organização. Paralelo a isso nota-se, também, que a formação pedagógica do docente corporativo é um elemento pouco relevante para as empresas. Os elementos observados indicam que as práticas educativas das docentes apresentam semelhanças com noção de ergoformação. Por fim, acredita-se que este trabalho e o produto que dele decorre (a proposta de uma formação para docentes corporativos) podem propor outra perspectiva da relação entre formação do trabalhador e os interesses da empresa, além de ampliar o debate sobre Trabalho e Educação.
Abstract: The present study aims to investigate one of the numerous contradictions of capitalism: the worker's training process promoted by the company itself. With the premise of the possibility for educators working in corporate environments to mediate the interests of both the company and the workers in the process of professional training and qualification, this study examines the intricate relationship between capital and education within the company. In the current production model, companies and workers seek mechanisms to adapt to the pace and intensity of changes in the world of work. One of these alternatives is the adoption of educational practices subordinated to capital. This reality is not extensively systematized in academic circles from an educational perspective, which motivated the research development in conjunction with PROMESTRE - FAE - UFMG. The objective of this work is to understand whether the educational practices of educators within the company align with the concept of "ergoformation." Additionally, it aims to identify the fields of action and the knowledge of professionals involved in promoting continuous worker training within companies. To achieve these goals, a qualitative research approach was employed, using an electronic questionnaire and semi-structured interviews. Through thematic analysis of the data, it was possible to identify a formalized process of educational practices in organizations, devised and implemented by professionals who draw upon their own work experiences, with or without pedagogical training, and who possess a certain degree of autonomy within the companies. Consequently, the stance adopted by these professionals is crucial for the organization's pedagogical project. Additionally, it is noticeable that the pedagogical training of corporate educators is of little relevance to companies. The observed elements indicate that the educational practices of these educators share similarities with the concept of "ergoformation," although... Finally, it is believed that this work and its resulting product (the proposal for corporate educator training) may offer an alternative perspective on the relationship between worker training and company interests, as well as contribute to the expansion of the debate on Labor and Education.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60937
Issue Date: 15-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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