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Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de jogo didático para o ensino da teoria da evolução biológica
Autor(es): Isabela Maria Silva Leão
primer Tutor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Resumen: Considerando as dificuldades no ensino da evolução biológica, este trabalho teve como objetivo a elaboração de um jogo didático com uma temática voltada para a seleção natural. A inspiração para o produto desenvolvido é o jogo Dixit, uma ferramenta lúdica que pode ser utilizada em instituições educacionais e possui potencialidade para desenvolver a criatividade e a interpretação do estudante, já que o jogo implica o uso da imaginação. As regras do jogo original foram modificadas para que os objetivos da pesquisa fossem contemplados. Pretendeu-se, com esta ferramenta, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem sobre a teoria evolutiva, principalmente sobre a seleção natural. Além disso, o jogo foi elaborado com base na biodiversidade brasileira. Desta forma, além de expandir a compreensão sobre a origem da diversidade biológica, o jogo também ampliou o conhecimento dos alunos sobre as espécies e ambientes típicos do nosso País. A pesquisa foi realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Candeias do estado de Minas Gerais. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da observação da prática. Após a coleta dos dados, foram analisadas as relações sociomateriais manifestadas em sala de aula enquanto os alunos jogavam. Esta análise foi feita com base na Teoria Ator-rede com o propósito de compreender os efeitos que o jogo desenvolvido provocou na aprendizagem da seleção natural. O programa Iramuteq também foi utilizado nas análises. Os resultados indicam que alguns alunos apresentaram dificuldades para reconhecer algumas espécies do jogo. Além disso, o programa Iramuteq mostrou, a partir de árvores máximas, a mobilização de conhecimentos sobre a seleção natural, principalmente relacionados à sobrevivência das espécies. Sendo assim, enquanto os alunos jogavam, foram abordadas questões sobre adaptação, sobrevivência e biodiversidade. Observou-se que alguns elementos afetaram positivamente os alunos, como as imagens de espécies e ambientes nas cartas do jogo, as descrições dos ambientes no livro de regras, o tempo estipulado para os alunos jogarem, entre outros. Esses elementos do jogo foram fundamentais para entender como os alunos percebem a biodiversidade e a seleção natural durante o jogo. Sendo assim, podemos considerar que o nosso produto é um possível mediador, com potencial para ser usado nas aulas de Biologia para sistematizar e/ou revisar o tema teoria evolutiva.
Abstract: Considering the difficulties in teaching biological evolution, this case study aimed to create an educational game with a theme focused on the theory of Natural Selection. The inspiration for the product developed is the game Dixit, which was released in 2008 and sold millions of copies. Dixit can be an effective tool to be applied in educational institutions and has potential to develop students' creativity and interpretation, as the game involves the use of imagination. The purpose through the application of this tool was to contribute in a playful approach to the teaching and learning process about evolutionary theories, especially natural selection. In addition, the game was based on Brazilian biodiversity. In this way, in addition to expanding understanding about the origin of biological diversity, the game also expanded students' knowledge about species and typical environments of our country. The research was conducted with students from the 3rd year of high school from a state school in the city of Candeias in the state of Minas Gerais. The data of the research were collected from the observation of the game's application. After collecting the data, the sociomaterial relationships presented in the classroom during the game's application were analyzed. This analysis was based on Actor-Network Theory with the purpose of understanding the effects that the developed game contributed in the learning of the theory of natural selection. The Iramuteq program was also used in the analyses. The results indicate that some students had difficulties to recognize some game species. In addition, the Iramuteq program showed, from maximum trees, the mobilization of knowledge about natural selection, mainly related to species survival. The results indicate that the game created knowledge about the theory of natural selection. While the students played, questions about adaptation and biodiversity were addressed. We identified that some elements affected the students' actions, such as the images of species and environments on the game cards, the descriptions of the environments in the rulebook, the amount of time given for the students to play, among others. These elements were fundamental to understanding how the students' perception of biodiversity and adaptation is performed through the Dixit game.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60943
Fecha del documento: 17-ago-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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