Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61006
Tipo: Dissertação
Título: Construção de competências dos profissionais dentistas em um contexto de demanda emergencial: novos protocolos após a pandemia por COVID -19
Autor(es): Cristiano Santos Trindade
Primeiro Orientador: Maria Cecília Pereira
Primeiro membro da banca : Marcelo Alves de Souza
Segundo membro da banca: Viviane Santos Pereira
Resumo: A presente pesquisa apresenta como questão, a identificação do caminho percorrido por elementos responsáveis por reconfigurar as competências do dentista, como determinantes organizacionais e estratégicos, mobilizados para realização das práticas de trabalho modificadas mediante novas prescrições diante da pandemia do covid-19. A partir da questão de pesquisa, adota-se a premissa da ergonomia francesa como fundamento para subsidiar o estudo das práticas e rotina de trabalho e objetiva-se por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória: mapear e analisar a construção das competências desenvolvidas pelos profissionais dentistas, mediante protocolos emergenciais da covid-19, considerando a percepção dos dentistas acerca da realização do seu trabalho. Um fator determinante para a construção dessa pesquisa é o confronto existente entre o trabalho prescrito, entendido como tarefa e o trabalho real sendo a atividade verdadeiramente realizada. Para analisar o trabalho real é necessário compreender a tarefa, os conhecimentos científicos e práticos adquiridos pelo trabalhador e dessa forma, estudar a percepção dos dentistas, durante o exercício de sua prática profissional, são analisados através da relação com o trabalho formal, suas regulamentações, normas, enfim, sua prescrição (GUÉRIN et al, 2007). As percepções desenvolvidas acerca da compreensão da forma de agir do trabalhador está ligada à sua capacidade de regulação a prescrição e a realização da sua atividade prático, sendo eles executados ou modificados pelo trabalhador no ato da realização do seu trabalho (GUÉRIN,1997; SANDBERG, 2006). Entretanto para realizar o trabalho, competências são mobilizadas e podem ser entendidas de acordo com as percepções sobre o trabalho prático dos dentistas e, por outro lado, em relação aos contrastes dessa prática com o novo prescrito (ZARIFIAN, 2003; SANDBERG, 2000; GUÉRIN, 2007). Em um cenário pandêmico, entende-se que os novos protocolos, ou tarefas, impactaram a rotina prática do trabalho dos dentistas, ressignificando suas percepções, atitudes e comportamentos, acerca da sua própria atividade. Dessa forma, a pesquisa identifica o percurso da construção de competências, por meio de 10 categorias emergentes em seu constructo: concepções pré existentes do dentista acerca de promover um trabalho seguro; transformação do sentido do trabalho; reorganização das estratégias através da tomada de decisões em um tempo emergencial; incorporação de novas atividades no exercício do trabalho; reposicionamento da autonomia diante do contexto emergencial; compartilhamento de conhecimentos tácitos; mudança na comunicação com os pacientes (comunicação remota); estratégias mobilizadas diante de mudanças emergenciais; competência de tratar saúde coletiva e competências para novos usos de ferramental e para incorporação de novas rotinas. Diante dessas 10 categorias, surge um novo modelo de organização do trabalho do dentista, durante a pandemia do covid-19, oriundo da incorporação de novas rotinas acerca do trabalho e seu sentido, considerando novos protocolos e prescrições; e, sobre o percurso de construção e mobilização das suas competências para a realização deste trabalho. Através desse estudo é possível compreender a importância de analisar o trabalho do profissional dentista e conhecer como e quais competências foram construídas para a reorganização de seu trabalho diante da pandemia do covid-19.
Abstract: The present research presents as a question the identification of constituent elements for the reconfiguration of the skills of the dental professional, as organizational and strategic determinants, mobilized to carry out modified work practices through new prescriptions in the face of the covid-19 pandemic. Based on the research question, the premise of French ergonomics is adopted as a basis to support the study of work practices and routine and the objective is through qualitative and exploratory research: to map and analyze the construction of skills developed by professionals dentists, through emergency covid-19 protocols, considering the perception of dentists about carrying out their work. A determining factor in the construction of this research is the confrontation between prescribed work, understood as a task, and real work, being the activity truly carried out. To analyze real work, it is necessary to understand the task, the scientific and practical knowledge acquired by the worker and thus, through the analysis of workers' behaviors, during the exercise of their professional practice, they are analyzed through the relationship with formal work, its regulations, standards, in short, its prescription (GUÉRIN et al, 2007). The perceptions developed regarding the understanding of the worker's way of acting are linked to their ability to regulate the prescription and performance of their practical activity, being executed or modified by the worker in the act of carrying out their work (GUÉRIN, 1997; SANDBERG, 2006). However, to carry out the work, skills are mobilized and can be understood according to the perceptions about the practical work of dentists and, on the other hand, in relation to the contrasts between this practice and the new prescription (ZARIFIAN, 2003; SANDBERG, 2000; GUÉRIN , 2007). In a pandemic scenario, it is understood that the new protocols, or tasks, impacted the practical work routine of dentists, giving new meaning to their perceptions, attitudes and behaviors, regarding their own activity. In this way, the research identifies the path of building skills, through 10 emerging categories in its construct: pre-existing conceptions of the dentist about promoting safe work; transformation of the meaning of work; reorganization of strategies through decision-making in an emergency; incorporation of new activities in the performance of work; repositioning autonomy in the face of the emergency context; sharing tacit knowledge; change in communication with patients (remote communication); strategies mobilized in the face of emergency changes; competence to treat collective health and skills for new uses of tools and for incorporating new routines. Given these 10 categories, a new model for organizing dentist work emerges during the Covid-19 pandemic, resulting from the incorporation of new routines about work and its meaning, considering new protocols and prescriptions; and, about the journey of building and mobilizing your skills to carry out this work. Through this study, it is possible to understand the importance of analyzing the work of professional dentists and knowing how and what skills were built to reorganize their work in the face of the Covid-19 pandemic.
Assunto: Inovações tecnológicas
Dentistas
Desempenho
Odontologia - Prática
Infecções por coronavírus
Protocolos médicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61006
Data do documento: 20-Set-2023
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