Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61042
Type: Dissertação
Title: Usos e apropriações dos resultados das avaliações externas pela equipe gestora da escola
Authors: Carlos Augusto Nogueira Martins
First Advisor: Ana Maria Alves Saraiva
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os usos e as apropriações dos resultados das avaliações externas pela equipe gestora das escolas. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), criado em 1990, é responsável por integrar diversos programas de avaliações externas. Essa integração se deu no âmbito das reformas educacionais da década de 1990, que foram consolidadas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Atualmente, o Saeb aplica a Prova Brasil a todos os estudantes matriculados nas escolas públicas brasileiras, nos 5º e 9º do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados dessas provas, combinados com dados do censo escolar principalmente sobre a evasão, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Contudo, para que as avaliações externas consigam contribuir com a melhoria da educação brasileira, muitas discussões ainda são necessárias. Com o propósito de compreender essa dinâmica, a pesquisa buscou analisar como os gestores se apropriam dos resultados e dos dados gerados pelas avaliações externas. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com quatro gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. As entrevistas foram semiestruturadas e as Análises do conteúdo foram realizadas por categorias, para refinar as informações e os dados coletados. Além disso, foram feitas análises de dados e de indicadores educacionais disponíveis em banco de dados públicos do INEP, MEC e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, sobre os programas de avaliação externa dos quais a escola participa. Como resultados, percebe-se que o uso dos resultados das avaliações externas pelos membros da equipe gestora é incipiente. Pode-se apontar que as políticas de responsabilização docente, a falta de formação e/ou interesse dos professores quanto às avaliações externas e os obstáculos na comunicação entre a Secretaria de Educação e os gestores podem contribuem para limitar o uso dos resultados das avaliações externas no cotidiano escolar. O recurso educacional desenvolvido corresponde a um tutorial, que objetiva auxiliar os gestores escolares a compreenderem e a utilizarem os resultados da Prova Brasil em seus respectivos planos de gestão.
Abstract: This research aims to understand the uses and appropriations of the results of external evaluations by the school management team. The Basic Education Assessment System (Saeb), created in 1990, is responsible for integrating various external assessment programs. This integration took place within the scope of the educational reforms of the 1990s, which were consolidated with the Law of Guidelines and Bases of National Education, in 1996. Currently, Saeb applies the Prova Brasil to all students enrolled in Brazilian public schools in the 5th and 9th of elementary school and in the 3rd grade of high school, in the contents of Portuguese Language and Mathematics. The results of these tests, combined with data from the school census, mainly on dropout, make up the Basic Education Development Index (Ideb). However, for external evaluations to be able to contribute to the improvement of Brazilian education, many discussions are still necessary. With the purpose of understanding this dynamic, the research sought to analyze how managers appropriate the results and data generated by external evaluations. The research was carried out based on a case study and interviews were conducted with four school managers from the Belo Horizonte Municipal Education Network. The interviews were semi-structured and the content analyzes were performed by categories to refine the information and data collected. In addition, analyzes were carried out on data and educational indicators available in public databases from INEP, MEC and State and Municipal Departments of Education on the external evaluation programs in which the school participates. As a result, it is clear that the use of the results of external evaluations by members of the management team is incipient. It can be pointed out that teacher accountability policies, the lack of training and/or interest of teachers in external evaluations and the obstacles in communication between the Department of Education and managers can contribute to limiting the use of the results of external evaluations in the school everyday. The educational product developed corresponds to a tutorial that aims to help school administrators to understand and use the results of the Prova Brasil in their respective management plans. This tutorial will be available from the Entre Docentes platform, which shares and disseminates teaching practices.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61042
Issue Date: 17-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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