Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula Elizabeth Nogueira Salespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289831514193842pt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Júniorpt_BR
dc.creatorMaria de Fátima Pacheco Godinho Figueiredopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T11:46:25Z-
dc.date.available2023-11-17T11:46:25Z-
dc.date.issued2011-09-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61046-
dc.description.resumoO presente trabalho consistiu em realizar uma análise da literatura a cerca da educação inclusiva no Brasil. Há necessidade de clareza sobre o que é a educação inclusiva, sobretudo por parte de todos os profissionais que atuam ou estão envolvidos no processo de escolarização dos portadores de necessidades especiais. Pensamos, num primeiro momento, os aspectos da educação no Brasil e a proposta da inclusão, abordando temas relacionados ao processo inclusivo como o papel do professor, a formação deste na educação inclusiva, a legislação que garante o acesso dos portadores de necessidades especiais e as perspectivas da mesma no Brasil.Para a realização deste trabalho buscamos pesquisar os principais autores como Werneck, Mantoan, Sassaki, Carvalho e as Diretrizes do Ministério da Educação para a Educação Especial, que além de tratarem o assunto educação, abordam o tema inclusão. Aspecto relevante diz respeito a como a política educacional vem tratando o portador de necessidades especiais, pois é preciso proporcionar o acesso dos mesmos na escola, mas esta deve ser garantida com qualidade, o que nem sempre vem ocorrendo. De acordo com o enfoque atual, a inclusão do portador de deficiência é uma questão vinculada á necessidade de sua participação na sociedade como cidadão, que tem o direito de ser respeitado e acolhido, devendo encontrar as mesmas condições para o desenvolvimento de suas capacidades bio-psico-sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: realidade ou utopia?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MARIA_DE_FATIMA_PACHECO_GODINHO_FIGUEIREDO.pdf117.72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons