Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPedro Rena Todeschipt_BR
dc.creatorSérgio Alcides Pereira do Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T13:25:36Z-
dc.date.available2023-11-17T13:25:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage171pt_BR
dc.citation.epage199pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.171-199pt_BR
dc.identifier.issn2179-8478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61060-
dc.description.abstractThis essay proposes to outline an assemblage of works of art that are related to the machines of Brazil: the colonialist world machine (Vera Cruz, Rosângela Rennó and Os Lusíadas, Luís de Camões); the mining world machine (A máquina do mundo, Carlos Drummond de Andrade); the control machine of Google Maps (Nunca é noite no mapa, Ernesto Carvalho); the Great Machine of the contemporary capitalism (Break S/A, Marcelo Pedroso and Arabia, Affonso Uchoa and João Dumans); the coup machine of the media (Lígia, Nuno Ramos) and the judiciary (O processo, Maria Augusta Ramos); and the re-existance in the machine (Action Lekking, Negro Leo). Our goal is not to analyse in thoroughness the works, but to draw a panorama of how art brings about, interprets and resists to the different machines of Brazil. One of the pivotal matters that has guided our text is the way art relates to itself and interferes aesthetically in the heat of the moment to the politics and history of our country. When we do not talk about contemporary works, we try to extract from works of the past such as Camões, Drummond and Leon Hirszman reflections that provide us elements to the interpretation of our present.pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio se propõe a esboçar uma montagem de obras de arte que se relacionam com as máquinas do Brasil: a máquina do Mundo colonial (Vera Cruz, de Rosângela Rennó e Os Lusíadas, Luís de Camões); a máquina do mundo mineradora (A máquina do mundo, Carlos Drummond de Andrade); a máquina de controle do Google Maps (Nunca é noite no mapa, de Ernesto Carvalho); a Grande Máquina do capitalismo contemporâneo (Brasil S/A, de Marcelo Pedroso e Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans); a máquina do golpe midiático (Lígia, de Nuno Ramos) e judiciário (O processo, de Maria Augusta Ramos); e a re-existência na máquina (Action Lekking, de Negro Leo). Nosso objetivo não é o de fazer uma análise em profundidade das obras, mas de traçar um panorama de como a arte revela, interpreta e resiste às diversas máquinas do Brasil. Uma questão central que guiou nosso texto é o modo como a arte se relaciona e intervém esteticamente, no calor do momento, com a política e a história de nosso país. Quando não tratamos de obras contemporâneas, tentamos extrair de obras do passado, como as de Camões, Drummond e Leon Hirszman, reflexões que nos fornecem elementos para a interpretação de nosso presente.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos Benjaminianospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA máquina do mundopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectCinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subject.otherCinema - Brasilpt_BR
dc.titleAs máquinas do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe machines of Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/view/15135pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0247-4993pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As máquinas do Brasil.pdf239.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.