Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61062
Tipo: Tese
Título: Vivência e instrução escolar: apropriação de conceitos matemáticos na EJA
Autor(es): Denise Alves de Araujo
Primeiro Orientador: Maria de Fátima Cardoso Gomes
Primeiro membro da banca : Zoia Ribeiro Prestes
Segundo membro da banca: Elizabeth dos Santos Braga
Terceiro membro da banca: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Quarto membro da banca: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como jovens e adultos, de duas salas de aula, em processo de escolarização, se apropriam de conceitos da matemática escolar. Os principais referenciais teórico-metodológicos são: a Psicologia Histórico-Cultural, fundada por Lev S. Vigotski e seus colaboradores, e estudos decorrentes dessa teoria; e a Etnografia em Educação, baseada nos trabalhos do Santa Barbara Classroom Discourse Group. A partir do reconhecimento da natureza social da constituição do humano, a Psicologia Histórico-Cultural permitiu perceber os processos de apropriação dos conceitos por meio das vivências que emergem nas relações entre as pessoas na sala de aula. Esses processos se evidenciaram por meio de uma etnografia da sala de aula, que, com sua relação intrínseca com as teorias da cultura, permite estabelecer uma “lógica de investigação” em consonância com os principais pressupostos da teoria Histórico-Cultural. O material empírico foi produzido em 2015 pela observação participante nas aulas de matemática em duas turmas de iniciantes no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos – 2.º segmento. As análises revelaram a relação entre instrução escolar e desenvolvimento de adultos, mostrando como a instrução é moldada pela constituição cultural das pessoas, por suas vivências, que incluem a vivência com a matemática escolar e condicionam suas expectativas com relação ao retorno à escola; e também pela constituição histórica de cada evento em cada uma das duas salas de aula. Por essa razão, a mesma professora e atividades muito semelhantes não produziram, em cada uma delas, as mesmas possibilidades de participação e aprendizagem, mostrando como o desenvolvimento das funções psíquicas propriamente humanas é um processo mediado.
Abstract: The aim of this work is to understand how young adult and adult students from two different classrooms appropriate concepts of school mathematics. The main theoretical and methodological references are: Cultural-Historical Psychology, founded by Lev S. Vigotski and his collaborators, as well as studies derived from that theory; and Ethnography in Education, based on the work of the Santa Barbara Classroom Discourse Group. From the recognition of the social nature of the constitution of humans, Cultural-Historical Psychology enabled us to perceive the processes of appropriation of the mathematical concepts through the interactions established among the people in the classrooms. These processes were evidenced from an ethnography of the classroom which, with its intrinsic relation with the theories of culture, allows to establish a "logic of investigation" that meets the main assumptions of the Cultural-Historical theory. The empirical material was produced in 2015 by means of participant observation in the mathematics classes of two groups of beginners in the Youth and Adult Education Project - 2nd segment. The analyzes revealed the relation between school instruction and adult development, showing how instruction is shaped by the cultural constitution of people, by their experiences, which include their earlier contact with school mathematics, and condition their expectations regarding their return to school; and also by the historical constitution of each event in each one of the two classrooms. For that reason, the same teacher and very similar activities do not produce the same possibilities of participation and learning in both classrooms, demonstrating that the constitution of the psychological functions of human beings is a mediated process.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61062
Data do documento: 11-Dez-2017
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