Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61120
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Análise do conhecimento de escolares do ensino fundamental sobre Leishmaniose Visceral (LV) e o ensino por investigação como estratégia de intervenção pedagógica |
Authors: | Nelma Maria Silva |
First Advisor: | Rosiane Resende Leite |
Abstract: | A leishmaniose visceral (LV) é um problema de saúde pública. Atividades em educação em saúde podem contribuir para um aumento da participação da comunidade em relação ao controle desta zoonose. O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos de uma turma do ensino fundamental e a partir disso traçar um projeto de intervenção utilizando a abordagem investigativa. A pesquisa foi realizada como requisito de avaliação do curso ENCI Ensino de Ciências por Investigação da Especialização à distância da UFMG/MG e foi realizada com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental (34 alunos) no turno da manhã de uma escola pública de Santa Luzia/MG. Um questionário com 10 perguntas foi aplicado para determinar o nível de conhecimento dos alunos e a seguir atividades foram desenvolvidas. Após intervenção verificou-se que houve ampliação no nível de conhecimento. A atividade de cunho investigativo realizada gerou ganhos entre os escolares, pois levou os alunos a aprender a resolver problemas, analisar informações, tomar decisões, apresentar resultados e no caso, contribuiu para que eles valorizassem a saúde, tornando-os multiplicadores do conhecimento, e desta forma, ajudar no controle e prevenção da leishmaniose visceral. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61120 |
Issue Date: | 17-Dec-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
This item is licensed under a Creative Commons License