Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61141
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dc.creatorFelipe Rodrigues Cruzpt_BR
dc.creatorAna Clara Ventura Paivapt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.creatorJoão Estevão Barbosa Netopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-20T18:07:51Z-
dc.date.available2023-11-20T18:07:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61141-
dc.description.resumoA evasão fiscal é um problema comportamental que ameaça a capacidade do governo de levantar receitas. Porém, ainda são poucos os trabalhos que examinam a não-conformidade com as obrigações tributárias sob um olhar ético. Na literatura sobre o tema, emergiram três visões relacionadas à ética da evasão fiscal. A primeira assume que a evasão nunca é ética. A segunda assume que a evasão sempre ou quase sempre é ética. A terceira visão está associada à noção de que a evasão não é absolutamente antiética. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar como 195 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia de Universidades Federais de Minas Gerais se posicionam em relação a essas três visões, partindo do modelo de McGee et al. (2008), que apresenta 15 afirmações sobre a evasão fiscal. Os estudantes foram classificados de acordo com sua visão por meio de uma análise de cluster e analisou-se a associação de variáveis como idade, sexo, etc. com cada um dos grupos formados. Após a realização de uma análise de cluster, constatou-se que a maioria dos estudantes posicionou-se no grupo que considera a evasão como sempre antiética, enquanto a menor parte considera a evasão como ética. Constatou-se que as mulheres são menos propensas à evasão fiscal e que indivíduos de maiores faixas de idade são menos propensos a enxergar a evasão como ética. Em relação aos cursos, percebeu-se que os alunos de Ciências Contábeis são menos propensos à evasão fiscal em relação aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Econômicas. Por fim, sintetizaram-se as visões de cada um dos grupos por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso ANPCONTpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEvasão Fiscalpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subject.otherSonegação fiscalpt_BR
dc.subject.otherÉticapt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleTrês visões sobre ética e evasão fiscal: como se posicionam os estudantes da área de negócios?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://anpcont.org.br/pdf/2017/EPC858.pdfpt_BR
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