Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61146
Type: Artigo de Evento
Title: Percepção dos discentes do curso de administração sobre a importância das disciplinas de contabilidade na formação de administradores
Authors: Victor Hugo Pereira
Carla Cândida de Lima
Ana Carolina Vasconcelos Colares
João Paulo de Assis Valadares
José Roberto de Souza Francisco
Abstract: Introdução A educação é o suporte essencial para a formação de um cidadão, pois fornece habilidades para utilizar o conhecimento. O perfil desejado do formando em administração deve garantir capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento. A formação do profissional em nível superior é um dos desafios centrais para a categoria profissional dos administradores, especialmente em razão da necessidade de uma legitimidade como profissão e a integração de uma formação sistemática com foco teórico e prático. Problema de Pesquisa e Objetivo Este estudo tem como problema de pesquisa a seguinte indagação: Qual a importância das disciplinas de contabilidade na formação de administradores na percepção dos discentes em administração?. Objetiva-se portanto analisar a visão dos discentes em Administração quanto à importância das disciplinas de contabilidade na formação de administradores. Fundamentação Teórica A prática da administração requer de seu ator mais que o simples uso de instrumentos de controle, coordenação, direção e planejamento, conforme exortados no século XX. Todos os cursos de Bacharelado em Administração possuem disciplinas contábeis, as quais são ensinadas aos futuros profissionais devido à forte presença da Contabilidade nas atividades organizacionais, em especial na área financeira. Metodologia Quanto aos objetivos pretendidos, esta pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica. No que tange aos procedimentos técnicos, o presente estudo utilizou-se da técnica de survey entre os discentes afim de encontrar a importância das disciplinas de contabilidade na formação de administradores. A amostra da pesquisa foi constituída por 146 discentes do curso de Administração de uma universidade privada localizada na Cidade de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais e foram aplicados questionários semi-estruturados. Análise dos Resultados Pelos resultados encontrados, percebe-se que 63,01% dos discentes não encontraram dificuldades em cursar as disciplinas de contabilidade, e dos entrevistados apenas 8,90% já foi reprovado em alguma disciplina de contabilidade. Quanto ao entendimento das demonstrações contábeis e dos conteúdos básicos, 88,35% dos discentes responderam que tem entendimento de Débito e Crédito, 86,98% afirmam que possuem entendimento do Balanço Patrimonial, 85,62% da Demonstração do Resultado do Exercício e 80,82% consegue desenvolver lançamentos contábeis simples. Conclusão Pelos resultados obtidos, os objetivos da pesquisa foram adequadamente alcançados, verificando-se, em síntese, que a maioria dos discentes considera importante as disciplinas de contabilidade em sua grade curricular, e em sua maioria tiveram pelo menos duas disciplinas de contabilidade, o que consideram pouco devido a importância do assunto na profissão do administrador. Muitos dos discentes acreditam que uma segunda graduação em Ciências Contábeis complementaria seus estudos, visto que os papeis do contador e administrador são essenciais na gestão empresarial.
Subject: Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Administração de empresas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61146
Issue Date: Nov-2017
metadata.dc.url.externa: https://login.semead.com.br/20semead/anais/arquivos/1963.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: SEMEAD Seminários em Administração
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.pdf415.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.