Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61175
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dc.creatorJoaquim Francisco Oliveira Netopt_BR
dc.creatorRafael de Lacerda Moreirapt_BR
dc.creatorJoão Estevão Barbosa Netopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T12:48:03Z-
dc.date.available2023-11-21T12:48:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage379pt_BR
dc.citation.epage396pt_BR
dc.identifier.doi10.18028/rgfc.v7i3.3789pt_BR
dc.identifier.issn22385320pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61175-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo é identificar e analisar a produção científica brasileira recente sobre teoria da agência. Especificamente pretende-se realizar uma análise da formação estrutural social do conhecimento científico dessa área. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, a qual utilizou as estratégias de levantamento e de bibliometria. Ainda, utilizou-se da análise de redes sociais para verificar a formação social desse campo do conhecimento. A amostra foi composta por 74 artigos publicados em 26 periódicos da área de Administração, Ciência Contábil e Turismo, no período de 2002 a 2015. Verificou-se que a pesquisa realizada no Brasil sobre tal temática não se concentra em um grupo específico de pesquisadores, visto que o autor com maior número de publicações apresenta somente quatro publicações sobre o tema. Quanto à estrutura relacional entre os pesquisadores encontrou-se uma rede fragmentada e pouco coesa, demonstrando que o campo ainda está em fase de consolidação.pt_BR
dc.description.resumoThe aim of this research is to identify and analyzethe recent Brazilian research about agency theory. It is a descriptive research using the quantitative approach, in which bibliometricmethodology was applied. An analysis was conducted about the social structuralformation of scientific knowledge in this fieldandsocial network analysiswasused to check the social formation of this knowledge field. Our datawas composed of 74papers publishedin 26Brazilian journals in the management and accounting field,published between 2002 and 2015. It wasfound that the scientific production about agency theory is not concentrated,given that the researcher with more publications on agency theory has only fourpapers. Regarding the relational structureamong Brazilian researchers, it was founda fragmented network that lacks cohesion. The findings demonstratea research field that is still in a consolidationphase.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Gestão, Finanças e Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da agênciapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectSociometriapt_BR
dc.subject.otherPublicações cientificaspt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleAgency theory: a study about scientific research in brazilian journalspt_BR
dc.title.alternativeTeoria da agência: um estudo da produção científica nos periódicos brasileirospt_BR
dc.title.alternativeTeoría de la agencia: investigación sobre la producción científica en revistas científicas brasileñaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://itacarezinho.uneb.br/index.php/financ/article/view/3789/2450pt_BR
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