Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61191
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Heloisa Maria Murgel Starling | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3321652451642202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Newton Bignotto de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcelo Gantus Jasmin | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Paulo César de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Eliana Regina de Freitas Dutra | pt_BR |
dc.creator | Bruno Viveiros Martins | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2259041364199236 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T17:33:00Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T17:33:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61191 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a trajetória de compositores, intérpretes e bandas de rock no Brasil, entre os anos de 1982 e 1989. A pesquisa visou analisar a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo rock brasileiro e o contexto no qual essa forma de linguagem se fez presente, evidenciando a interpretação e a circulação de certos princípios e valores próprios da esfera do mundo público, como liberdade, ação política, democracia. Nosso intuito foi compreender o sentido histórico alcançado pelas canções de jovens artistas em meio a um período tensionado por conflitos e pela criação de uma visão de mundo que envolve a invenção de uma comunidade imaginada; a concepção da cidade como lugar da vida pública; o olhar sobre as transformações urbanas e a modernidade; o papel da juventude na construção da cidadania e a formulação de uma ideia de Brasil. Nesse sentido, buscamos verificar de que maneira os roqueiros vislumbraram novas perspectivas capazes de ultrapassar os limites de um tempo de transição política, cultural e social, entre o fim da ditadura militar e a consolidação da Nova República no País. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Canção popular | pt_BR |
dc.subject | Rock | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Nova república | pt_BR |
dc.subject.other | História - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Rock - Brasil - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Democracia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil - História - Teses | pt_BR |
dc.title | Pro dia nascer feliz : a nova república e o rock brasileiro na década de 1980 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruno Viveiros - Tese Doutorado - Pro dia nascer feliz - Revisada.pdf | 5.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License