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http://hdl.handle.net/1843/61207
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DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Déborah Ebert Fontes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180894710528843 | pt_BR |
dc.creator | Layara Lima Borges | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2332731589872718 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T19:53:40Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T19:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61207 | - |
dc.description.abstract | ABSTRACT Cerebral palsy (CP), encompasses a set of motor disorders, besides secondary comorbidities, and results from a central nervous system lesion or malformation. The diagnosis of CP may be related to the presence of limitations in the performance of activities, such as self-care, household chores, leisure activities, and those involving communication, among others, in addition to restrictions related to participation. This study aimed to gather the available evidence in the literature that verified the relationship between the level of gross motor function and its influence on the performance of activities and participation in children with cerebral palsy. To this end, a search was conducted using the descriptors related to the terms "cerebral palsy"; "gross motor function"; "activity" and "participation" in the PubMed, PEDRO, Cochrane, and Lilacs databases. Original, exploratory articles, published in English, Portuguese, and Spanish, between January 2012 and June 2022 were included. The literature search resulted in a total of 418 articles. After screening, 11 articles were selected for full reading and all of them were included in the review. It was concluded that the lower the GMFCS level of children and adolescents with CP, the better the performance in mobility, activities of daily living, learning activities, household activities, and participation. Keywords: Cerebral Palsy. International Classification of Functioning. Disability and Health. Activities of Daily Living. Social Participation. | pt_BR |
dc.description.resumo | A paralisia cerebral (PC), em sua definição, engloba um conjunto de desordens motoras, além de comorbidades secundárias, e é decorrente de uma lesão ou malformação do sistema nervoso central. O diagnóstico de PC pode estar relacionado à presença de limitações na realização de atividades, como por exemplo na realização de tarefas de auto cuidado tarefas domésticas, atividades de lazer, àquelas que envolvem comunicação, dentre outras, além de restrições relacionadas à participação. Este estudo teve como objetivo reunir as evidências disponíveis na literatura que verificaram a relação entre o nível de função motora grossa e sua influência sobre o desempenho de atividades e participação em crianças com paralisia cerebral. Para isso, foi realizada uma busca utilizando-se os descritores relacionados aos termos “cerebral palsy”; “gross motor function”; “activity” e “participation”, nas bases de dados PubMed, PEDRO, Cochrane e Lilacs. Foram incluídos artigos originais, exploratórios, publicados na íntegra, em inglês, português e espanhol, entre janeiro 2012 e junho de 2022. A busca bibliográfica resultou em um total de 418 artigos. Após a triagem, 11 artigos foram selecionados para leitura completa e todos eles foram incluídos na revisão. Concluiu-se que, quanto menor o nível do GMFCS de crianças e adolescentes com PC, melhor o desempenho em mobilidade, atividades de vida diária, atividades de aprendizagem, atividades domésticas e participação. Palavras-chave: Paralisia Cerebral. Classificação Internacional de Funcionalidade. Incapacidade e Saúde. Atividades Cotidianas. Participação Social. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Classificação internacional de funcionalidade | pt_BR |
dc.subject | Incapacidade e saúde | pt_BR |
dc.subject | Atividade cotidianas | pt_BR |
dc.subject | Participação social | pt_BR |
dc.subject.other | Paralisia cerebral nas crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.other | Capacidade motora | pt_BR |
dc.subject.other | Atividades cotidianas | pt_BR |
dc.title | Relação entre desempenho de atividade e participação e nível da função motora grossa em crianças e adolescentes com paralisia cerebral - uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia |
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TCC Layara Lima Borges .pdf | RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO DE ATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO E NÍVEL DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL - UMA REVISÃO DE LITERATURA | 927.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
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