Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlessandro Fernandes Moreirapt_BR
dc.creatorLaíne Aparecida Silvapt_BR
dc.creatorAmanda Luisa Silvapt_BR
dc.creatorCamila Ribeiro Damasceno Martinspt_BR
dc.creatorPaulo Felipe Filardi Mendonçapt_BR
dc.creatorMagno Côrrea de Morais Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T21:11:27Z-
dc.date.available2023-11-21T21:11:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue47pt_BR
dc.identifier.issn2175-957Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61226-
dc.description.abstractThis paper presents the methodology and the results achieved in the design of the challenge projects in the Introduction to Engineering course, offered to students of the first period of eight undergraduate majors of the Engineering School of the Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Currently, much of the course is dedicated to the Introduction to Engineering Challenge, in which students are organized into multidisciplinary groups. Using the "Design Thinking” methodology, they develop a solution to some identified demand in the university. The process of ideation and execution counts on the collaboration of veteran students volunteers who assume the role of instructors and monitors. This activity in the unified Introduction to Engineering course was conceived within the scope of the Innovation Program for Engineering Education - ENG200 and is coordinated by teachers of the Engineering School majors and by ENG200 Program managers. The development of the challenge projects allows the incoming student to develop a vision of what it is to be an engineer, through an active methodology, making him/her more protagonist in his/her learning process and creating an identity with the world of Engineering.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a metodologia e os resultados alcançados na estruturação de projetos Desafio na disciplina de Introdução à Engenharia, oferecida aos estudantes do primeiro período de oito cursos de graduação da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente, grande parte da disciplina é dedicada ao Desafio de Introdução à Engenharia, no qual estudantes são organizados em grupos multidisciplinares, e por intermédio da metodologia "Design Thinking", desenvolvem uma solução para alguma demanda identificada na universidade. O processo de ideação e execução conta com a colaboração de estudantes veteranos voluntários que assumem papel de instrutores e monitores. Esta atividade na disciplina de Introdução à Engenharia unificada foi idealizada no âmbito do Programa de Inovação para Educação em Engenharia - ENG200 e é coordenada por docentes coordenadores de cursos da Escola de Engenharia e por gestores do Programa ENG200. O desenvolvimento de projetos Desafio permite ao aluno recém ingresso desenvolver uma visão do que é ser engenheiro, por meio de uma metodologia ativa, tornando-o mais protagonista no seu processo de aprendizagem e criando uma identidade com o mundo da Engenharia.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em engenhariapt_BR
dc.subjectInovação no ensino de engenhariapt_BR
dc.subjectIntrodução à engenhariapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subject.otherEngenharia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino - metodologiapt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.titleEstruturação de projetos desafio na disciplina de introdução à engenharia utilizando metodologias ativaspt_BR
dc.title.alternativeDesign of challenge projects in the introduction of engineering course using active learning methodologiespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6928-3139pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.