Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61283
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Trabalhadoras negras e o letramento racial crítico na universidade: um olhar a partir da UFMG |
Other Titles: | Trabajadoras negras y el letramiento racial crítico en la universidad: una mirada desde la UFMG Black female workers and critical race literacy at the university: a look from UFMG |
Authors: | Cristina Aparecida Pimenta dos Santos Ângelo Luciana Gomes da Luz Silva Dyego de Oliveira Arruda |
Abstract: | Este artigo objetiva analisar práticas de letramento racial crítico que emergem da atuação de trabalhadoras negras da carreira de Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em termos metodológicos, a pesquisa foi estruturada a partir das escrevivências de cinco trabalhadoras negras da carreira TAE da UFMG que foram entrevistadas ao longo do ano de 2021. Além disso, essas escrevivências, em termos metodológicos, foram cotejadas com as experiências das coautorasdeste artigo, também mulheres negras e trabalhadoras da carreira TAE. Em suma, foi possível perceber, ao longo da pesquisa, que há um repertório vasto de práticas pedagógicas e políticas que emergem das trabalhadoras TAEs negras na UFMG e configuram iniciativas de letramento racial crítico. Essas ações, além de tensionarem a lógica do racismo e da colonialidade, também estimulam outros grupos socialmente invisibilizados a se organizarem, (re)existirem e lutarem por reconhecimento nos vários espaços da vida social. |
Abstract: | This article aims to analyze critical race literacy practices that emerge from the performance of black female workers in the Administrative Technician in Education (ATE) career at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In methodological terms, the research was structured from the "escrevivências" of five black female workers from the ATE career at UFMG who were interviewed throughout the year 2021. In addition, these "escrevivências", in methodological terms, were compared with the experiences of the co-authorsof this article, also black women and ATE career workers. In summary, we noted, throughout the research, that there is a vast repertoire of pedagogical and political practices that emerge from black female ATE workers at UFMG and configure critical race literacy initiatives. These actions, in addition to fighting the logic of racism and coloniality, also encourage other socially invisible groups to organize, (re)exist and fight for recognition in the various spaces of social life. |
Subject: | Administração Serviço Social Letramento Antirracismo |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39519 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61283 |
Issue Date: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39519 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Docência do Ensino Superior |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalhadoras negras e o letramento racial crítico na universidade_um olhar a partir da ufmg.pdf | 263.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.