Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61325
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A história de João Gala-Gala: quando há o desejo de partir...
Título(s) alternativo(s): La historia de João Gala-Gala: cuando hay el deseo de irse...
Autor(es): Rita de Cássia Silva Dionísio Santos
Flávia Brocchetto Ramos
Resumo: A história de João Gala-Gala, de Pedro Pereira Lopes e Chico António, com ilustração de Luís Cardoso, é uma narrativa autobiográfica em prosa originada da música homônima criada por Chico António, no ano de 1991, em homenagem aos meninos da rua, como ele fora outrora. O livro, publicado pela editora da Escola Portuguesa de Moçambique/Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM/CELP), em 2017, articula com maestria texto verbal e gráfico-visual, em que se notam misturas e tons terrosos que, para o ilustrador, revelariam as cores de sua terra. A narrativa poética relata a experiência de um menino fora de seu lugar, numa jornada em busca de um sentido de existência, que, ao rememorar o seu passado na maturidade, conta-nos não apenas a história do seu amigo João Gala-Gala, mas a sua própria experiência eivada de agruras, desafios e também muitos ritmos. Tema atemporal presente em grandes obras é, aqui, retomado para o público infantil e juvenil, em notável produção estética-literária.
Abstract: : La historia de João Gala-Gala, de Pedro Pereira Lopes y Chico António, con ilustración de Luís Cardoso, es una narrativa autobiográfica en prosa originada a partir de la canción homónima creada por Chico António, en 1991, en honor a los niños de la calle, como él fuera una vez. El libro, publicado por la editorial Escola Portuguesa de Moçambique/ Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM/CELP), en 2017, articula magistralmente un texto verbal y gráfico-visual, en el que se notan mezclas y tonos terrosos que, para el ilustrador, revelaría los colores de su tierra. El relato poético relata la experiencia de un niño desplazado, en un viaje en busca de un sentido de la existencia, que, al recordar su pasado en la madurez, nos cuenta no sólo la historia de su amigo João Gala-Gala, sino su propia experiencia plagada de penurias, desafíos y también muchos ritmos. Un tema atemporal presente en las grandes obras es, aquí, retomado para niños y jóvenes, en una notable producción estético-literaria.
Assunto: Educação
Literatura infantojuvenil
Cultura negra e identidades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.12957/seminal.2022.69968
URI: http://hdl.handle.net/1843/61325
Data do documento: 15-Dez-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/69968
metadata.dc.relation.ispartof: Caderno Seminal
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A HISTÓRIA DE JOÃO GALA-GALA_ QUANDO HÁ O DESEJO DE PARTIR....pdf359.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.