Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61369
Tipo: Dissertação
Título: A produção do conhecimento na Revista Brasileira de Ciências do Esporte sobre equidade de gênero nas aulas de educação física da escola
Autor(es): Vanessa Bonfim Castro
Primeiro Orientador: Doutor Gustavo Pereira Côrtes.
Primeiro membro da banca : Tarcísio Mauro Vago
Segundo membro da banca: Helena Altmann
Resumo: A Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) é considerada uma das principais publicações científicas da área da Educação Física e de esportes do Brasil, e, por isso, esse periódico foi usado como uma via relevante para se compreender as questões de gênero presentes nas aulas de Educação Física escolar. Assim, este estudo teve como objeto de investigação as produções acadêmicas veiculadas na RBCE, no período compreendido entre 1979 e 2023, com o desafio de refletir a respeito da trajetória dessa temática na revista, bem como compreender as percepções e contribuições de diferentes autoras e autores na produção desse conhecimento. Para identificar e analisar as tendências e lacunas teórico-metodológicas da problemática de gênero na revista, foi realizado o Estado da Arte, uma pesquisa de caráter bibliográfico, feita por meio do levantamento, do mapeamento e da análise de dados de toda a produção científica da RBCE, que abarcou a temática gênero e Educação Física na escola ao longo de mais de 40 anos de existência do periódico. Esse levantamento resultou em 15 artigos identificados para estudo, aos quais tivemos acesso na íntegra, todos disponíveis na versão on-line. Com base nos achados da RBCE e nas observações e ponderações dos autores que discorreram sobre essa temática tão emblemática na revista, como produto educacional, elaborou-se uma unidade didática, cujo intuito foi levantar proposições capazes de enfrentar as questões de gênero presentes na escola, auxiliar os docentes a tratar dessas discussões que emergem da práxis pedagógica e contribuir para a minimização do machismo e do preconceito contra as mulheres, ainda tão presente no nosso dia a dia, visando oferecer um suporte pedagógico eficaz para fomentar práticas inclusivas e igualitárias na escola.
Abstract: The Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) is considered one of the main scientific publications in the area of Physical Education and sports in Brazil, and, therefore, this periodical was used as a relevant way to understand the gender issues present in school physical education classes. Thus, this study had as its object of investigation the academic productions published in RBCE, in the period between 1979 and 2023, with the challenge of reflecting on the trajectory of this theme in the magazine, as well as understanding the perceptions and contributions of different authors. in the production of this knowledge. To identify and analyze the trends and theoretical-methodological gaps regarding gender issues in the magazine, the State of the Art was carried out, a bibliographical research, carried out through the survey, mapping and analysis of data from the entire scientific production of the magazine. RBCE, which covered the theme of gender and Physical Education at school throughout the periodical's more than 40 years of existence. This survey resulted in 15 articles identified for study, to which we had access in full, all available in the online version. Based on the findings of RBCE and the observations and considerations of the authors who spoke about this theme that is so emblematic in the magazine, as an educational product, a didactic unit was created, the aim of which was to raise propositions capable of tackling the gender issues present in schools, assisting teachers to address these discussions that emerge from pedagogical praxis and contribute to minimizing machismo and prejudice against women, still so present in our daily lives, aiming to offer effective pedagogical support to encourage inclusive and egalitarian practices at school.
Assunto: Educação física - Periódicos
Escolas
Equidade de gênero
Educação física - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61369
Data do documento: 8-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



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