Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ernesto Friedrich de Lima Amaralpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692303484346023pt_BR
dc.creatorAender Amaral de Borbapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-27T19:07:26Z-
dc.date.available2023-11-27T19:07:26Z-
dc.date.issued2013-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61399-
dc.description.resumoAs políticas públicas destinadas ao atendimento de crianças e adolescentes oriundas de famílias de baixa renda efetivam-se, na maioria das vezes, no contraturno escolar. A partir da década de 90, as Organizações Não Governamentais (ONG´s) destacaram-se neste tipo de prestação de serviço. Esta forma de atendimento refere-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990) no que diz respeito ao apoio sócio-educativo em meio aberto (ECA, artigo 90, inciso II). Neste contexto, o educador social torna-se uma figura de grande importância e influência sobre o desempenho escolar de crianças e adolescentes que frequentam esses espaços. O apoio extraclasse passa a ser bastante significativo, tanto para a melhoria do desempenho escolar formal, através de aulas de reforço ou acompanhamento das atividades de casa, quanto para ser um meio de manter os educandos em ambiente protegido, ossibilitando que os pais sintam-se seguros em deixar os filhos para buscar alternativas de trabalho. Dessa forma, os projetos sociais exercem também uma função preventiva ao servir como um meio que distancia crianças e adolescentes das drogas e da criminalidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em áreas Urbanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectOrganizações Não Governamentaispt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectCriança e adolescentept_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherTerceiro setorpt_BR
dc.titleAnálise descritiva do desempenho escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e Contagem : o fracasso escolar e as intervenções do terceiro setorpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação Proj. Soc. Áreas Urbanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aender - Monografia.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.