Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrício José Nascimento da Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711029D6&tokenCaptchar=03AFcWeA4lJWld4meimfDudLUw4LdRDait3t8gvAQ3lkiYO8pZrUhB0dZvQOCUGPZ224k_fJQiSPds5oupMwtkp7LV1WdYPBQ9Y1rtx_JteEYUc5DScG-nk6BSEtFVJknpjYuzWAEaDND63jOJTAGnnxUra9gEMigvPfE69_Xq6nigS3m_2bCIeyaS4fEBbnB_4PSaD3WwMMeyxcb4d5Db1U005zoXM5QnphhyFyFwqHf1unwlQNRC7I3aWwpVj_Fe0FkOkQJ6yD-AehH_YcJsPl6h__HTzyDKmlB9NXyAF1BdmuHuTdjSxc-0YVDTEo9R-nLn2yqonAt52Uuw6bA9hcZONFI9AHM2ARiTu1-35jjIJEzjIPD1z_QORbXhCUE1ZoVc2JtULp9my_5Xs1Q9PWLTuRQaIKzIfi6gxFJ18bhLofguSPYMoLV9ur0qh8lY_RFvvROUq28lYIZ0LZXydHMZpoN9ncOnMsPe5Fk0CLDpF188LBMXqPlpr1mi80t6Bflry_HTVx9Ttv5F38UD1SDPphSAyMjpJ0vi-SbqPlwRtuSUqL61sxVMhqmRB1GtY6nrRJIzkoPuhkTShRiWibyi89FHg9L8dqmKoBzvJrfHcrnzm_dxIPP4ZKdtwkpnt0zjJj_-KDQ5Tih3JtIYhURELs6bwhPucQpt_BR
dc.contributor.referee1Jéssica Patrícia Silva de Sápt_BR
dc.contributor.referee2Ana Paula Meneses Alvespt_BR
dc.contributor.referee3Jonathas Luiz Carvalho Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Cláudio Paixão Anastácio de Paulapt_BR
dc.contributor.referee5Ciro Athayde Barros Monteiropt_BR
dc.creatorAndreza Gonçalves Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8533563H8&tokenCaptchar=03AFcWeA5bDm6SV1x0UXigawu3gLzZLq3ZWubIb6r7gVuN1kCzfs7GUlW1uOStvDuC9cM2vVoev5MTyXPfcxuc_HNtFGVNjmWTDPR9QuJfuZZrCDrlF8wH9hjPsCkn8HnEkgjU-VgaYGGko31fgFzKJlYze5utaA3C695lG4FZRBugVxgHcoyXVBK7tX8GeDLMiT7o--0iNWgE8bHZsqbC2E792arY7P9Ww3giWWGs3qS-dwDWm-tVgbRU2KJJu8ShrBoNhYsrp6CTTgUkUj-WQSprdTaRCsjWJxYrYzUctDwcYIEmpzJLam_zzjvREMxHD7dDzTj6XGTwcVctbZn3AMX3Fy4rJq_y-8Qo6Hu2B7NKFPWhpzCb3OjJ2UhvvtIp6R2N2t6JYUtMqw3I-YdriUHSpkKz9ZJmukLqjU8dh5qq48LqgtHhUxZ_2IPYR70oSyYN2BwKrgOojxnoHkm9J7wRc8wYF12Oo0I7GhXxbkuLBahSs5XxR-Rfvm3VNv54_PBApzVT6xUYf2W5BKkNd8gQjBQ1NElogsPViNcI3-UcN2Ws9ID2A-_DTzT_2swot2KnzxkD1yy8uWvMSzW-hXWeJc3klzOmPrs2G5d_f26NcjIG_Jp1RpAcstsLLGCAc9cBHpjZ2hJrpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T12:51:51Z-
dc.date.available2023-11-28T12:51:51Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61433-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo geral investigar em que medida as atividades de ressocialização implementadas no sistema carcerário brasileiro, notadamente aquelas vinculadas ao acesso à informação, à educação, à leitura e ao trabalho, impactam no processo de reinserção social dos apenados e em suas histórias de vida. Face a isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar as principais ações previstas pela legislação brasileira como atividades e políticas de ressocialização no cárcere; b) descrever quais dessas atividades e políticas de ressocialização estão relacionadas à informação, à educação, à leitura e ao trabalho; c) Elencar e sistematizar qual/quais atividades de ressocialização os entrevistados mais participaram e que sentidos eles atribuem a essas atividades; e d) Investigar as percepções dos egressos do sistema prisional acerca da eficácia ou não dessas políticas e atividades de ressocialização em suas histórias de vida. Para tanto, a pesquisa buscou responder à seguinte questão problema: em que medida as políticas públicas relacionadas ao acesso à informação, à formação educacional, à leitura e ao trabalho no cárcere habilitam os apenados a melhorarem suas condições de reinserção e participação na vida em sociedade? Em termos teórico-conceituais dialogou-se com autores e autoras que refletem sobre a evolução histórica dos sistemas punitivos, sobre o impacto de marcadores socioeconômicos e culturais na constituição da população carcerária brasileira, acerca do modo como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Lei de Execução Penal 7210 buscaram criar condições para humanizar o cumprimento da pena e como políticas públicas de ressocialização vinculadas à informação, à leitura, à educação e ao trabalho impactam ou podem impactar na vida dos/das detentos(as). Em sua dimensão metodológica, a tese desenvolveu um estudo qualitativo voltado a apreender a percepção dos egressos do sistema prisional acerca da eficácia ou não dessas políticas em suas vidas, razão pela qual definiu o método de história de vida como aparato de reconstituição das experiências vivenciadas pelos depoentes intra e externas ao cárcere. Como técnica de coleta de dados adotou-se entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas aplicando-se a Análise do Discurso. A amostra intencional foi composta por 7 egressos do sistema prisional, sendo eles duas mulheres e cinco homens, todos residentes na região sudeste do Brasil. A análise dos dados resultou em três grandes categorias: História de vida, História de vida na prisão e História de vida pós-prisão.Os resultados demonstraram que as políticas públicas de ressocialização estão intimamente ligadas à educação, à leitura e ao trabalho, sendo o acesso à educação a prática que mais impacta na mudança de postura do apenado em relação à vida no e fora do cárcere.Contudo, em seu conjunto, as entrevistas ratificaram que as políticas públicas relacionadas ao cárcere não cumprem em sua totalidade o que elas propõem e que o preconceito sofrido pelos egressos do sistema prisional é uma constante em suas histórias de vida.No entanto, mesmo inscritos nessa realidade, a maioria dos nossos interlocutores relataram que muito do que foi vivenciado no cárcere, principalmente as atividades de leitura e educação, refletiu positivamente em suas vidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSistema prisional brasileiropt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de ressocialização- cárcerept_BR
dc.subjectPolíticas públicas – informação – educação – leitura – trabalhopt_BR
dc.subjectRemição de penapt_BR
dc.subjectHistórias de vida.pt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherOrganização judiciária penalpt_BR
dc.subject.otherPrisão (direito penal)pt_BR
dc.subject.otherRemição (direito penal)pt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicas de informaçãopt_BR
dc.titlePolíticas públicas de ressocialização no cárcere com enfoque na informação, na educação, na leitura e no trabalho: estudo com egressos do sistema prisional brasileiropt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese completa PFD- A Andreza 22-11-2023 (1).pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons