Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/61487
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Proporcionalidade entre grandezas na EJA: experiências no ensino remoto |
Título(s) alternativo(s): | Proportionality between magnitudes in EJA: experiences in remote learning |
Autor(es): | Ana Rafaela Correia Ferreira Jessica Rodrigues Ribeiro |
Resumen: | Esse texto apresenta o relato de ações desenvolvidas em três aulas de Matemática com foco na proporcionalidade entre grandezas e regra de três, por uma professora em formação inicial, sob orientação, junto a uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nosso propósito é o desenvolvimento do pensamento algébrico em aulas de Matemática síncronas, desenvolvidas em um ambiente remoto de ensino, devido à pandemia de COVID19 e a suspensão das aulas presenciais. Temos como foco analítico os saberes dos estudantes jovens e adultos e seus argumentos e exemplos, no que tange à sua vida cotidiana. Tivemos como estratégia pedagógica central a resolução de problemas. Os principais resultados encontrados apontam a importância de se desenvolver um trabalho com Álgebra mais significativo, que leve em conta os saberes dos educandos e suas formas de pensar ao resolver os problemas. Outro ponto importante é a necessidade de que professores em formação inicial vivenciem na prática experiências na docência, de modo a contribuir para o seu fazer pedagógico. |
Abstract: | This text presents the report of actions developed in three Mathematics classes with a focus on the proportionality between magnitudes and the rule of three, by a teacher in initial training, under guidance, with a group from the final years of Elementary School, in the People's Education modality Young and Adult (EJA). Our purpose is the development of Álgebraic thinking in synchronous Mathematics classes developed in a remote teaching environment, due to the Covid19 Pandemic and the suspension of classroom classes. We have as an analytical focus the knowledge of young and adult students and their arguments and examples regarding their daily life. Our central pedagogical strategy was problem solving. The main results found point to the importance of developing a more significant work with Algebra, which takes into account the students' knowledge and their ways of thinking when solving problems. Another important point is the need for teachers in initial training to experience practical experiences in teaching, in order to contribute to their pedagogical practice. |
Asunto: | Educação de jovens e adultos Professores - Formação Álgebra |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.22456/2595-4377.120856 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61487 |
Fecha del documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120856 |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proporcionalidade entre grandezas na EJA_ experiências no ensino remoto.pdf | 342.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.