Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/61526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silvana Maria Pessôa de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1166879284064150 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aline Magalhães Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luiz Carlos Gonçalves Lopes | pt_BR |
dc.creator | Cíntia Paula Maciel | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4973446738060711 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T18:28:23Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T18:28:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61526 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is based on the concerns and questions that arise from the reading of Hilda Hilst's work, having as main reference the book Com os meus olhos de cão. The reflections in this work stem both from the figurations of alterity in Hilst's text and from the concept of “thinking literature”, formulated by Evando Nascimento (1999), in order to put into scene the existing relations between literature and thought. Traces considered as footprints to be followed were the figuration of the divine, of the animal, and of finitude in Hilst's poetics. From these traces the following hypothesis was developed: that Hilda Hilst's work engenders new ways of feeling and thinking by founding her literary writing on the questioning and the search for the Other. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação parte das inquietações e dos questionamentos que surgem da leitura da obra de Hilda Hilst, tendo como referência principal o livro Com os meus olhos de cão. Parte-se das figurações da alteridade no texto hilstiano e do conceito de literatura pensante, formulado por Evando Nascimento (1999), para colocar em cena as relações existentes entre literatura e pensamento. Toma-se como rastros a serem seguidos a figuração do divino, do animal e da finitude na poética de Hilst e a partir deles desenvolve-se a hipótese de que, ao fundar a sua escrita literária na interrogação e na procura pelo Outro, a obra de Hilda Hilst engendra novas formas de sentir e pensar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hilda Hilst | pt_BR |
dc.subject | Animalidade | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Filosofia e literatura | pt_BR |
dc.subject | Desenhos e poesia | pt_BR |
dc.subject | Animais na literatura | pt_BR |
dc.subject | Com os meus olhos de cão | pt_BR |
dc.subject | Morte na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Hilst, Hilda. – Com os meus olhos de cão – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção brasileira – História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Animais na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Deus na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Morte na literatura | pt_BR |
dc.title | “Afinal tudo deixa um certo rastro”: questões da poética do pensamento em Hilda Hilst | pt_BR |
dc.title.alternative | "After all, everything leaves something behind": issues on the poetics of thought in Hilda Hilst | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0007-3667-3871 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO.VERSÃOFINAL.CORRIGIDA..pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.