Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61526
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silvana Maria Pessôa de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1166879284064150pt_BR
dc.contributor.referee1Aline Magalhães Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Luiz Carlos Gonçalves Lopespt_BR
dc.creatorCíntia Paula Macielpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4973446738060711pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-29T18:28:23Z-
dc.date.available2023-11-29T18:28:23Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61526-
dc.description.abstractThis dissertation is based on the concerns and questions that arise from the reading of Hilda Hilst's work, having as main reference the book Com os meus olhos de cão. The reflections in this work stem both from the figurations of alterity in Hilst's text and from the concept of “thinking literature”, formulated by Evando Nascimento (1999), in order to put into scene the existing relations between literature and thought. Traces considered as footprints to be followed were the figuration of the divine, of the animal, and of finitude in Hilst's poetics. From these traces the following hypothesis was developed: that Hilda Hilst's work engenders new ways of feeling and thinking by founding her literary writing on the questioning and the search for the Other.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação parte das inquietações e dos questionamentos que surgem da leitura da obra de Hilda Hilst, tendo como referência principal o livro Com os meus olhos de cão. Parte-se das figurações da alteridade no texto hilstiano e do conceito de literatura pensante, formulado por Evando Nascimento (1999), para colocar em cena as relações existentes entre literatura e pensamento. Toma-se como rastros a serem seguidos a figuração do divino, do animal e da finitude na poética de Hilst e a partir deles desenvolve-se a hipótese de que, ao fundar a sua escrita literária na interrogação e na procura pelo Outro, a obra de Hilda Hilst engendra novas formas de sentir e pensar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHilda Hilstpt_BR
dc.subjectAnimalidadept_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectFilosofia e literaturapt_BR
dc.subjectDesenhos e poesiapt_BR
dc.subjectAnimais na literaturapt_BR
dc.subjectCom os meus olhos de cãopt_BR
dc.subjectMorte na literaturapt_BR
dc.subject.otherHilst, Hilda. – Com os meus olhos de cão – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherFilosofia na literaturapt_BR
dc.subject.otherAnimais na literaturapt_BR
dc.subject.otherDeus na literaturapt_BR
dc.subject.otherMorte na literaturapt_BR
dc.title“Afinal tudo deixa um certo rastro”: questões da poética do pensamento em Hilda Hilstpt_BR
dc.title.alternative"After all, everything leaves something behind": issues on the poetics of thought in Hilda Hilstpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0009-0007-3667-3871pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO.VERSÃOFINAL.CORRIGIDA..pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.