Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61548
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação do value relevance das informações sobre a hierarquia do valor justo das empresas brasileiras
Título(s) alternativo(s): The value relevance assessment of information about the fair value hierarchy of brazilian companies
La evaluación de la value relevancede las informaciones acerca la jerarquía del valor razonable de las compañías brasileñas
Autor(es): Tatiane de Oliveira Marques
Jorge Katsumi Niyama
Rafael Morais de Souza
Charles Albino Schultz
Resumo: O objetivodeste estudo foiavaliar se o value relevancedo valor justo a Nível1 e 2 é maior queo value relevancedo Nível3.Trata-se deuma pesquisa descritiva,de caráter quantitativo,desenvolvida com base no método de regressão linear-logarítmica.A amostra foicomposta por 50 empresas listadas no Índice IBrx-100 da BM&FBOVESPAque apresentaram informações sobre a hierarquia do valor justo. Os dados utilizados para as análises deste estudo foram coletadosnas demonstrações financeiras trimestrais e notas explicativas das empresas analisadas e referem-seao período entre o primeiro trimestre de 2013 ao quarto trimestre de 2014.Os resultados da pesquisa demonstraram que, para os ativosa valor justo,apenas a variávelAVJ3(1,05) apresentou value relevance,coeficientepositivo e estatisticamente significativo.Para os passivos, PVJ12 (7,64) e PVJ3 (6,92) apresentaram value relevance, porém,com coeficiente diferente do teoricamente esperadode negativo. Respondendo ao objetivo geral da pesquisa, apenasé possível afirmar que o value relevancedos Níveis 1 e 2 é maior que value relevancedo Nível3para os passivos.Além disso,a partir dos resultadospode se inferir que os investidores interpretaram os valores do passivo a valor justo de forma contrária ao esperado, conforme já havia sido observado nos estudos de Gaynor, McDaniel e Yohn (2009) e Lachmann, Wöhrmann e Wömpener (2011).
Abstract: The aim of this study was to evaluate whether the value relevance of fair value Level 1 and 2 is greater than the value relevance of Level 3. This is a descriptive research, quantitative character and data analysis was developed based on the linear regressionmethod. Thesample consists of 50 companies listed in the Index IBrx-100 BM&FBOVESPAthat presentedinformation on the fair value hierarchy.The data collection was conduced in the quarterly financial statementsand explanatory notesfromthe first quarter of 2013to the fourth quarterof 2014. The results for assets at fair value showed that the only variable AVJ3(1,05)have value relevance,positive and statistically significantcoefficient. For liability, PVJ12 (7,64) and PVJ3 (6,92) had relevance value, but the different coefficient of the theoretically expected negative. Responding to the main researchobjective, it is possible to affirm that the value relevance of Levels 1 and 2 is greater than value relevance of Level 3for liabilities. From the results it can also be inferred that investors interpreted the liability amounts to fair valuewrongly, as had already been observed in studies of Gaynor, McDaniel and Yohn (2009) andLachmann, Wöhrmann and Wömpener (2011).
Assunto: Valor (Economia)
Administração financeira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61548
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/7238/7867
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ambiente Contábil
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