Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Augusto Cristeli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923103363236142pt_BR
dc.contributor.referee1Joice Saturnino de Oliveirapt_BR
dc.creatorRister Saulo Machado Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4532066854454828pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-30T14:08:51Z-
dc.date.available2023-11-30T14:08:51Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61551-
dc.description.abstractThis monograph aims to describe an experimental class on the study of photography through the use of the filmic production “Footnote”, in the Audiovisual Language discipline, present at the School of Systems and Digital Media (SMD), of the Federal University of Ceará (UFC). In this work, I seek to socialize knowledge of cinematography, more specifically, scene work through image composition, using as a pedagogical tool, in addition to digital media, such as slides, the camera itself in the classroom. The imagery focus of the class was carried out through the work “Footnote”, by Joseph Cedar, a foreign production that has several characteristic elements of classic and modern cinema. The structure of the research begins with the introduction, followed by a brief journey on audiovisual art and technology. I analyzed, in addition to the importance of cinematography, the historical context of photography and cinema and its projections from scientific experiments to art.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo descrever uma aula experimental sobre o estudo da fotografia mediante o uso da produção fílmica “Footnote”, na disciplina de Linguagem Audiovisual, presente na graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste trabalho, busco socializar o conhecimento da cinematografia, mais propriamente, o trabalho de cena por meio da composição de imagem, usando como ferramenta pedagógica, além das mídias digitais, como slides, a própria câmera em sala de aula. O foco imagético da aula foi realizado por intermédio da obra “Footnote”, de Joseph Cedar, uma produção estrangeira que conta com vários elementos de composição característicos do cinema clássico e moderno. A estrutura da pesquisa inicia-se com a introdução, posteriormente conta com um breve percurso sobre a arte audiovisual e a tecnologia. Analisei, além da importância da cinematografia, o contexto histórico da fotografia e cinema e suas projeções a partir dos experimentos científicos à arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCinematografiapt_BR
dc.subjectFootnotept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCinematografiapt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.titleUso da cinematografia da obra Footnote em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeUse of the Footnote se of the cinematography in the classroompt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-6295-8651pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão - Especialização em Ensino de Artes Visuais UFMG - Rister Saulo Machado Rocha PDFA.pdfArquivo novamente refeito as alterações.2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.