Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61561
Type: Dissertação
Title: Avaliação da ansiedade na infância : construção de instrumento e investigação de qualidades psicométricas
Authors: Thaís Bertin Brandão
First Advisor: Karina da Silva Oliveira
First Referee: Maycoln Leoni Martins Teodoro
Second Referee: Carolina Rosa Campos
Abstract: O Transtorno de Ansiedade é o transtorno mental que apresenta maior prevalência em crianças, em especial, o Transtorno de Ansiedade de Separação. Para um diagnóstico preciso, é essencial que se realize uma avaliação clínica cuidadosa, e, consequentemente, uma escolha rigorosa do teste que tenha evidências de validade, a fim de garantir uma intervenção eficaz. Contudo, a literatura aponta para a escassez de instrumentos para avaliação da ansiedade infantil. Visando colaborar com o avanço da área, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver e buscar evidências psicométricas iniciais para um instrumento para avaliação da ansiedade na infância, que recebe o nome de Indicadores de Ansiedade Infantil (IAI). A metodologia foi dividida em quatro etapas: revisão sistemática da literatura, construção de itens, estudo de evidências de validade baseadas no conteúdo e estudo piloto. O primeiro estudo indicou a escassez de instrumentos voltados à população infantil brasileira. Por sua vez, o processo de construção fundamentou-se nas descrições descritas no Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais e na Teoria Cognitivo-Comportamental. O terceiro estudo contou com a colaboração de 6 juízes, os resultados apontaram para a boa qualidade de conteúdo de 57 itens, dos 62 desenvolvidos. Por fim, o quarto estudo contou com a colaboração de 16 crianças de seis a 12 anos matriculadas em escolas da rede pública e privada. Os resultados indicaram a necessidade de ajustes no formato de resposta, os itens foram bem compreendidos e nenhum ajuste ou alteração de conteúdo foi necessária. Assim, conclui-se que o IAI apresenta boas qualidades psicométricas iniciais. No entanto, é importante ressaltar que o refinamento contínuo do instrumento é necessário para preencher eventuais lacunas identificadas. Esse estudo faz parte da linha de mensuração e intervenção.
Abstract: Anxiety Disorder is the mental disorder that is most prevalent in children, especially Separation Anxiety Disorder. For an accurate diagnosis, it is essential to carry out a careful clinical evaluation, and, consequently, a rigorous choice of the test that has evidence of validity, in order to guarantee an effective intervention. However, the literature points to the scarcity of instruments for assessing childhood anxiety. Aiming to contribute to the advancement of the area, the present work aims to develop and seek initial psychometric evidence for an instrument to assess anxiety in childhood, which is called Child Anxiety Indicators (IAI). The methodology was divided into four stages: systematic literature review, item construction, study of content-based validity evidence and pilot study. The first study indicated the scarcity of instruments aimed at the Brazilian child population. In turn, the construction process was based on the descriptions described in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders and the Cognitive-Behavioral Theory. The third study had the collaboration of 6 judges, the results pointed to the good quality of content of 57 items of the 62 developed. Finally, the fourth study involved the collaboration of 16 children aged six to 12 enrolled in public and private schools. The results indicated the need for adjustments in the response format, the items were well understood and no adjustments or changes in content were necessary. Thus, it is concluded that the IAI presents good initial psychometric qualities. However, it is important to highlight that continuous refinement of the instrument is necessary to fill any identified gaps. This study is part of the measurement and intervention line.
Subject: Psicologia - Teses
Ansiedade - Teses
Crianças - Teses
Avaliação - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61561
Issue Date: 7-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoFinal_ThaísBertinBrandão_22112023.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.