Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61596
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Analfabetismo, práticas de cura e população negra: uma análise da produção discursiva da imprensa brasileira na década de 1850
Título(s) alternativo(s): Illiteracy, healing practices and black population: an analysis of the discursive production of the brazilian press in the 1850s
Analfabetismo, prácticas curativas y población negra: un análises de la producción discursiva de la prensa brasileña en la década de 1850
Autor(es): Ana Maria de Oliveira Galvão
Resumen: O artigo tem como objetivo analisar como, em meados do século XIX, são produzidas, na imprensa brasileira, associações entre analfabetismo, práticas de cura e a população negra. Do ponto de vista teórico-metodológico, o trabalho está baseado em estudos da História Cultural e da Análise do Discurso. Como principais fontes de pesquisa, mobilizamos a imprensa periódica e dicionários. Analisamos, particularmente, seis matérias publicadas em jornais do Rio de Janeiro e Pernambuco na década de 1850. Nos textos analisados, é possível visualizar as estratégias discursivas mobilizadas pelos autores de publicações veiculadas na imprensa para produzir efeitos nos possíveis leitores de que o sujeito analfabeto, pobre e negro é alguém que deveria ser excluído da marcha do progresso e da civilização. Os saberes de que eram portadores eram desqualificados e, muitas vezes, ridicularizados. Acrescentava-se a ideia de que os negros, por serem considerados semelhantes a animais e terem suas manifestações culturais e espirituais associadas mais diretamente à feitiçaria e à bruxaria, eram vinculados, de modo ainda mais estreito, à barbárie.
Abstract: The article aims to analyze how, in the middle of the 19th century, associations between illiteracy, healing practices and the black population were produced in the Brazilian press. From a theoretical and methodological point of view, the work is based on studies of Cultural History and Discourse Analysis. As main research sources, we mobilized the periodical press and dictionaries. In particular, we analyzed six articles published in newspapers from Rio de Janeiro and Pernambuco in the 1850s. In the texts analyzed, it is possible to visualize the discursive strategies mobilized by the authors of publications in the press to produce effects on potential readers that the illiterate, poor and black subject is someone who should be excluded from the march of the progress and the civilization. Their knowledge was disqualified and often ridiculed. Black people were more closely associated with barbarism, as they were considered similar to animals and had their cultural and spiritual manifestations more directly associated with witchcraft and sorcery.
Asunto: Analfabetismo
Estudantes negros
Educação
Século XIX
Governo e imprensa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10768
URI: http://hdl.handle.net/1843/61596
Fecha del documento: 16-nov-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10768
metadata.dc.relation.ispartof: Práxis Educacional
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.