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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Impressos estudantis secundaristas como fonte para a História da Educação: potencialidades e desafios no processo de produção de um repertório sobre o Sul de Mato Grosso (Brasil)
Título(s) alternativo(s): Secondary Education Student Press as a Source for History of Education: Potential and Challenges in Building a Repertoire about the South of Mato Grosso (Brazil)
Prensa del estudiante de secundaria como fuente para la Historia de la Educación: potencialidades y desafíos en el proceso de producción de un repertorio sobre el Sur de Mato Grosso (Brasil)
Autor(es): Kênia Hilda Moreira
Ana Maria de Oliveira Galvão
Resumen: Apresenta reflexões metodológicas decorrentes da experiência de repertoriar a imprensa periódica estudantil, como fonte potencial de pesquisas para a História da Educação, a partir dos procedimentos de localização e da análise de 10 impressos estudantis de nível secundário, produzidos no sul de Mato Grosso, entre 1934 a 1998. A análise dos elementos materiais de produção permitiu algumas conjecturas interpretativas sobre o repertório em questão. Como categorias temáticas levantamos: Cultura estudantil; instituição escolar secundária; feminismo/mulher; e cinema e educação, cientes de que os impressos, como fonte, permitem muitas outras. O largo tempo que abrange esse repertório apresenta a vantagem de poder investigar as mudanças e as permanências em torno da produção e das temáticas elencadas nos referidos impressos.
Abstract: This article presents methodological reflections resulting from the experience of building a repertoire of periodical student press as a potential source for research of History of Education, based on the procedures used to locate and analyze 10 secondary education student publications that were produced in the south of Mato Grosso from 1934 to 1998. The analysis of their material elements allowed some interpretive conjectures about the repertoire in question. The thematic categories we defined were: student culture; secondary school institution; feminism/women; and cinema and education. It is worth noting that, as a source, these student press periodicals allow many other sources. The long period covered by the repertoire has the advantage of allowing investigations on what changed or remained unchanged with regard to the production of such periodicals and the topics they address.
Asunto: Imprensa
Ensino Secundário
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-81
URI: http://hdl.handle.net/1843/61597
Fecha del documento: 23-mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/65147
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de História da Educação
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