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http://hdl.handle.net/1843/61643
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Wellyngton Ribamar Silva Poli | pt_BR |
dc.creator | Lucineia Lopes Bahia Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T20:40:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T20:40:33Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.citation.issue | 25 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-3866 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/61643 | - |
dc.description.resumo | No contexto de pandemia, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de importância internacional. O Brasil foi afetado de forma significativa, com mais de 600 mil óbitos e atingindo o sistema de saúde, a economia, o cotidiano das pessoas e entre outros a educação (BRASIL, 2022; FARIAS et al., 2021). Junto às instituições de ensino foram necessárias as realizações de adaptações aos novos protocolos de saúde, devido à pandemia do coronavírus e em diversas instituições de ensino superior houve a suspensão imediata das atividades acadêmicas presenciais (DOLABELLA, et al. 2021; SANTOS, et. al, 2021). Frente a esse cenário foi debatido o aprimoramento do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em busca de possibilitar flexibilidade e interação entre estudantes e professores promovendo a continuidade das atividades pedagógicas, formatandose o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A complexa e impositiva transição realizada do ensino presencial tradicional para o ensino remoto emergencial proporcionou uma mudança na dinâmica na vida de trabalhadores de diversas áreas e com os docentes, não foi diferente pois, se depararam com a necessidade de enquadramento das atividades domésticas e de trabalho em uma mesma rotina diária (LOSEKANN; MOURÃO, 2020). Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo investigar os impactos provocados pelo ensino remoto emergencial na saúde mental de docentes universitários de uma Instituição federal de ensino superior. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminários em administração | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.other | COVID-19 Pandemia, 2020- | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades - Corpo docente | pt_BR |
dc.subject.other | Saude mental | pt_BR |
dc.title | Impacto da pandemia na saúde mental do docente durante o ensino remoto emergencial: estudo realizado em uma instituição federal de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://semead.com.br/25/ | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Impacto da pandemia na saúde mental do docente durante o ensino remoto emergencial_Lucineia Lopes Bahia Ribeiro.pdf | 211.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
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