Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61643
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dc.creatorWellyngton Ribamar Silva Polipt_BR
dc.creatorLucineia Lopes Bahia Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-12-01T20:40:33Z-
dc.date.available2023-12-01T20:40:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.issue25pt_BR
dc.identifier.issn2177-3866pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61643-
dc.description.resumoNo contexto de pandemia, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de importância internacional. O Brasil foi afetado de forma significativa, com mais de 600 mil óbitos e atingindo o sistema de saúde, a economia, o cotidiano das pessoas e entre outros a educação (BRASIL, 2022; FARIAS et al., 2021). Junto às instituições de ensino foram necessárias as realizações de adaptações aos novos protocolos de saúde, devido à pandemia do coronavírus e em diversas instituições de ensino superior houve a suspensão imediata das atividades acadêmicas presenciais (DOLABELLA, et al. 2021; SANTOS, et. al, 2021). Frente a esse cenário foi debatido o aprimoramento do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em busca de possibilitar flexibilidade e interação entre estudantes e professores promovendo a continuidade das atividades pedagógicas, formatandose o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A complexa e impositiva transição realizada do ensino presencial tradicional para o ensino remoto emergencial proporcionou uma mudança na dinâmica na vida de trabalhadores de diversas áreas e com os docentes, não foi diferente pois, se depararam com a necessidade de enquadramento das atividades domésticas e de trabalho em uma mesma rotina diária (LOSEKANN; MOURÃO, 2020). Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo investigar os impactos provocados pelo ensino remoto emergencial na saúde mental de docentes universitários de uma Instituição federal de ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSeminários em administração-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subject.otherCOVID-19 Pandemia, 2020-pt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Corpo docentept_BR
dc.subject.otherSaude mentalpt_BR
dc.titleImpacto da pandemia na saúde mental do docente durante o ensino remoto emergencial: estudo realizado em uma instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://semead.com.br/25/pt_BR
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