Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61690
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeandra de Castro Gonzaga Figueirópt_BR
dc.creatorAndreia Assis Ferreirapt_BR
dc.creatorSanter Alvares de Matospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-04T21:28:43Z-
dc.date.available2023-12-04T21:28:43Z-
dc.date.issued2022-12-31-
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issuePublicação Contínuapt_BR
dc.citation.spagee-72761pt_BR
dc.citation.epage48pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/rppoi.v20.72761pt_BR
dc.identifier.issn2178-4442pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61690-
dc.description.abstractAs a result of the SARS-CoV-2 pandemic, several educational institutions migrated, as a matter of urgency, from presential to non-presential teaching, allowing a new redefinition of digital technologies usability in Education. This study sought to understand how digital technological experiences took place in a Federal Elementary School during the pandemic moment, from teachers’ perspectives. Methodologically, the study analyzed qualitatively and explanatorily data collected from nineteen teachers’ answers from different subjects taken from a questionnaire made in Google Forms. In general, teachers believed that the pandemic situation accelerated the digital technologies insertion in Education, however, without the due reflection. It observed that technology experience ended up qualifying teachers during their own practice, as well as enhancing their qualification perceptions. Finally, this present article shows, in the final considerations, ways to raise new research fronts about this exposed topic.pt_BR
dc.description.resumoEm consequência da pandemia pelo SARS-CoV-2, diversas instituições educacionais migraram, emergencialmente, do ensino presencial para o remoto, ocasionando uma ressignificação da usabilidade das tecnologias digitais no campo da educação. Desta forma, o presente trabalho buscou compreender como se deram as vivências tecnológicas educacionais, em uma escola de Educação Básica da rede federal, durante a pandemia, a partir da perspectiva dos docentes. Metodologicamente, o estudo analisou qualitativamente e exploratoriamente os dados das respostas de questionário elaborado no Google Forms, de 19 docentes de diferentes componentes curriculares. De forma geral, os docentes acreditaram que a situação da pandemia acelerou a inserção das tecnologias digitais na educação, no entanto, sem a devida reflexão. Observamos também que a vivência em tecnologias acabou qualificando os docentes durante a própria prática, bem como potencializou a percepção dessa qualificação. O artigo apresenta, nas considerações finais, formas a suscitar novas frentes de pesquisa sobre a temática.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPoíesis Pedagógicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência docentept_BR
dc.subjectTecnologias digitais na educaçãopt_BR
dc.subjectDistanciamento socialpt_BR
dc.subjectPercepção docentept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.subject.otherDistanciamento Físicopt_BR
dc.titleVivências docentes em tecnologias digitais educacionais em tempos de distanciamento social em um colégio de aplicação de educação básicapt_BR
dc.title.alternativeTeacher's experiences about digital technology in elementary school during the pandemic momentpt_BR
dc.title.alternativeExperiencias docentes en tecnologías digitales educativas en tiempos de distanciamiento social en una escuela de aplicación de la educación básicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/72761pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7915-8470pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7307-7506pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7890-8655pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.