Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/61690
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Vivências docentes em tecnologias digitais educacionais em tempos de distanciamento social em um colégio de aplicação de educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Teacher's experiences about digital technology in elementary school during the pandemic moment Experiencias docentes en tecnologías digitales educativas en tiempos de distanciamiento social en una escuela de aplicación de la educación básica |
Autor(es): | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró Andreia Assis Ferreira Santer Alvares de Matos |
Resumo: | Em consequência da pandemia pelo SARS-CoV-2, diversas instituições educacionais migraram, emergencialmente, do ensino presencial para o remoto, ocasionando uma ressignificação da usabilidade das tecnologias digitais no campo da educação. Desta forma, o presente trabalho buscou compreender como se deram as vivências tecnológicas educacionais, em uma escola de Educação Básica da rede federal, durante a pandemia, a partir da perspectiva dos docentes. Metodologicamente, o estudo analisou qualitativamente e exploratoriamente os dados das respostas de questionário elaborado no Google Forms, de 19 docentes de diferentes componentes curriculares. De forma geral, os docentes acreditaram que a situação da pandemia acelerou a inserção das tecnologias digitais na educação, no entanto, sem a devida reflexão. Observamos também que a vivência em tecnologias acabou qualificando os docentes durante a própria prática, bem como potencializou a percepção dessa qualificação. O artigo apresenta, nas considerações finais, formas a suscitar novas frentes de pesquisa sobre a temática. |
Abstract: | As a result of the SARS-CoV-2 pandemic, several educational institutions migrated, as a matter of urgency, from presential to non-presential teaching, allowing a new redefinition of digital technologies usability in Education. This study sought to understand how digital technological experiences took place in a Federal Elementary School during the pandemic moment, from teachers’ perspectives. Methodologically, the study analyzed qualitatively and explanatorily data collected from nineteen teachers’ answers from different subjects taken from a questionnaire made in Google Forms. In general, teachers believed that the pandemic situation accelerated the digital technologies insertion in Education, however, without the due reflection. It observed that technology experience ended up qualifying teachers during their own practice, as well as enhancing their qualification perceptions. Finally, this present article shows, in the final considerations, ways to raise new research fronts about this exposed topic. |
Assunto: | Educação Educação básica Professores Distanciamento Físico |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5216/rppoi.v20.72761 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61690 |
Data do documento: | 31-Dez-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/72761 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Poíesis Pedagógica |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vivências docentes em tecnologias digitais educacionais em tempos de distanciamento social em um colégio de aplicação de educação básica.pdf | 353.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.