Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61690
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Vivências docentes em tecnologias digitais educacionais em tempos de distanciamento social em um colégio de aplicação de educação básica
Título(s) alternativo(s): Teacher's experiences about digital technology in elementary school during the pandemic moment
Experiencias docentes en tecnologías digitales educativas en tiempos de distanciamiento social en una escuela de aplicación de la educación básica
Autor(es): Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Andreia Assis Ferreira
Santer Alvares de Matos
Resumo: Em consequência da pandemia pelo SARS-CoV-2, diversas instituições educacionais migraram, emergencialmente, do ensino presencial para o remoto, ocasionando uma ressignificação da usabilidade das tecnologias digitais no campo da educação. Desta forma, o presente trabalho buscou compreender como se deram as vivências tecnológicas educacionais, em uma escola de Educação Básica da rede federal, durante a pandemia, a partir da perspectiva dos docentes. Metodologicamente, o estudo analisou qualitativamente e exploratoriamente os dados das respostas de questionário elaborado no Google Forms, de 19 docentes de diferentes componentes curriculares. De forma geral, os docentes acreditaram que a situação da pandemia acelerou a inserção das tecnologias digitais na educação, no entanto, sem a devida reflexão. Observamos também que a vivência em tecnologias acabou qualificando os docentes durante a própria prática, bem como potencializou a percepção dessa qualificação. O artigo apresenta, nas considerações finais, formas a suscitar novas frentes de pesquisa sobre a temática.
Abstract: As a result of the SARS-CoV-2 pandemic, several educational institutions migrated, as a matter of urgency, from presential to non-presential teaching, allowing a new redefinition of digital technologies usability in Education. This study sought to understand how digital technological experiences took place in a Federal Elementary School during the pandemic moment, from teachers’ perspectives. Methodologically, the study analyzed qualitatively and explanatorily data collected from nineteen teachers’ answers from different subjects taken from a questionnaire made in Google Forms. In general, teachers believed that the pandemic situation accelerated the digital technologies insertion in Education, however, without the due reflection. It observed that technology experience ended up qualifying teachers during their own practice, as well as enhancing their qualification perceptions. Finally, this present article shows, in the final considerations, ways to raise new research fronts about this exposed topic.
Assunto: Educação
Educação básica
Professores
Distanciamento Físico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5216/rppoi.v20.72761
URI: http://hdl.handle.net/1843/61690
Data do documento: 31-Dez-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/72761
metadata.dc.relation.ispartof: Poíesis Pedagógica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.