Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61703
Type: Artigo de Periódico
Title: Ética e sustentabilidade empresarial: uma análise a partir da percepção de gestores sobre o modelo de produção Upcycling
Other Titles: Business ethics and sustainability: an analysis ofthe perception of managers about the Upcycling production model
Authors: Fernanda Costa Silva
Alzira Alice de Souza
Lílian Bambirra de Assis
Abstract: O objetivo deste artigo consiste em analisar a ética e a sustentabilidade a partir da percepção de gestores sobreo modelo de produção Upcycling. Com o uso desse modelo, as empresas transformam resíduos em novos produtos, criando um novo ciclo de vida com maior valor agregado, dentro dos preceitos da economia circular. No referencial, discutiu-se a ética nas organizações e foram descritos os conceitos de Sustentabilidade, Economia Circular (EC) e Upcycling. A pesquisa é qualitativa, cujo método escolhido foi o estudo de caso em formato exploratório. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental de três pequenas empresas que adotam o modelo como meio de produção. Os resultados indicaram que o upcycling é um nicho e as empresas o percebem como vantagem competitiva e visam a rentabilidade, dentro da lógica hegemônica do capital. Na dimensão ambiental, o modelo foi observado como uma alternativa inovadora para que as empresas consigam minimizarem ou anularem os seus impactos ao meio ambiente, mas requer que haja um desenvolvimento sistêmico no mercado para sua expansão. Em relação aos preceitos éticos, o upcycling supera, em grande medida, a formatação da produção, do desenvolvimento e do progresso a partir do momento em que incorpora uma nova lógica que reduz ou anula os impactos ambientais. Nesse sentido, requer ainda movimentos pessoais e individuais para que os meios de produção sejam concebidos por meio do relacionamento ético entre ser humano e planeta. Considerando que o upcycling ainda é pouco desenvolvido no Brasil, a análise contribuiu para ampliar as investigações sobre o modelo.
Abstract: The aim of this paper is to analyze ethics and sustainability from the perception of managers about the Upcycling production model. Using this model, companies transform waste into new products, creating a new life cycle with greater added value, within the precepts of the circular economy. The theoretical framework discusses ethics in organizations and the concepts of Sustainability, Circular Economy (CE) and Upcycling were described. The research is qualitative, whose method chosen was the case study in an exploratory format. For data collection, semi-structured interviews and documentary analysis of three small companies that adopt the model as a means of production were carried out. The results indicated that upcycling is a niche and the companies perceive it as a competitive advantage and aim at profitability, within the hegemonic logic of capital. In the environmental dimension, the model was seen as an innovative alternative for companies to minimize or cancel their impacts on the environment, but it requires a systemic development in the market for its expansion. In relation to ethical precepts, upcycling largely overcomes the formatting of production, development and progress as soon as it incorporates a new logic that reduces or cancels out environmental impacts. In this sense, it also requires personal and individual movements so that the means of production are conceived through the ethical relationship between humansand the planet. Considering that upcycling is still underdeveloped in Brazil, the analysis contributed to broadening investigations into the model.
Subject: Ética
Sustentabilidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20401/rasi.8.3.603
URI: http://hdl.handle.net/1843/61703
Issue Date: 1-Sep-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.rasi.vr.uff.br/index.php/rasi/article/view/603
metadata.dc.relation.ispartof: RASI - Revista Administração, Sociedade e Inovação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.