Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Victoria Gonzálezpeñapt_BR
dc.creatorLeôncio José Gomes Soarespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-04T21:36:04Z-
dc.date.available2023-12-04T21:36:04Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.citation.volume38pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage23pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0104-4060.82104pt_BR
dc.identifier.issn1984-0411pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61706-
dc.description.abstractUm dos propósitos para os quais foram criados os Seminários Nacionais de Formação de Educadores de Jovens e Adultos (SNFEJA) desenvolvidos no Brasil no período de 2006 a 2015 foi a análise de políticas em torno da formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, apesar dos avanços reconhecidos, ainda existem deficiências teórico-práticas que promovem a realização de políticas públicas voltadas para esses fins. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar algumas contribuições apresentadas no SNFEJA, em especial as três primeiras, que são tributadas para criar as bases necessárias para a configuração de políticas educacionais baseadas na formação do educador EJA. O artigo apresentado é resultado parcial de pesquisas mais abrangentes que visam moldar a história desses seminários. Para isso, foram revisadas algumas fontes bibliográficas que apoiam e abordam o assunto, essencialmente os textos compilados nos três primeiros seminários e entrevistas realizadas com seus coordenadores. Os resultados, reconhecendo as contribuições feitas nas diferentes contribuições analisadas, são considerados um tópico abordado de maneira dispersa e pouco sistematizada e alertam que o panorama qualitativo e quantitativo ainda é desafiador, portanto, a necessidade de continuar defendendo o tema nessa direção é latente.pt_BR
dc.description.resumoUno de los propósitos para los cuales fueron creados los Seminários Nacionais de Formação de Educadores de Jovens e Adultos [Seminarios Nacionales de Formación de Educadores de Jóvenes y Adultos] (SNFEJA) desarrollados en Brasil en el período comprendido del 2006 al 2015, fue el análisis de las políticas en torno a la formación de educadores de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Sin embargo, a pesar de los avances reconocidos, aún existen carencias teórico-prácticas que promuevan la concreción de estas, encaminadas a tales fines. Por lo que el objetivo del presente artículo es analizar algunas contribuciones presentadas en los SNFEJA, en particular de los tres primeros, que tributan a crear las bases necesarias para la configuración de políticas educativas en función de la formación del educador de la EJA. El artículo que se presenta, es resultado parcial de una investigación más abarcadora encaminada a la conformación de la historia de estos seminarios. Para ello se revisaron algunas fuentes bibliográficas que fundamentan y abordan la temática, esencialmente los textos compilados de los tres primeros seminarios y entrevistas realizadas a coordinadores de estos. Los resultados, reconocen los aportes en las diferentes contribuciones analizadas, se considera un tema atendido de manera dispersa y poco sistematizada y advierten que el panoramapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaciónpt_BR
dc.subjectEJA en Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.titleFormación de educadores de jóvenes y adultos en Brasil: análisis y perspectivas desde los seminarios nacionalespt_BR
dc.title.alternativeTraining of youth and adult educators in Brazil: analysis and perspectives from the National Seminarspt_BR
dc.title.alternativeFormação de educadores de jovens e adultos no Brasil: análise e perspectivas dos Seminários Nacionaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/er/a/nmVZ6PcdZSxzjGFQG7BtsSm/#pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0106-0112pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4750-2529pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formación de Educadores de Jóvenes y Adultos en Brasil.pdf405.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.