Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréa Machado de Almeida Mattospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7749222257907067pt_BR
dc.contributor.referee1Lynn Mario Trindade Menezes de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Daniel de Mello Ferrazpt_BR
dc.contributor.referee3Miriam Lucia dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee4Luciana Ferrari de Oliveira Fiorotpt_BR
dc.creatorCamila Oliveira Fonsecapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759237243166572pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T14:18:06Z-
dc.date.available2023-12-06T14:18:06Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61774-
dc.description.abstractThe main goal of this study is to trigger a pragmatic shift that aims to denaturalize the contextual character of the interpretative processes through which this academic-scientific research is constituted. Situated within the field of Applied Linguistics and precisely because of the questioning and problematizing impulse that sustains it, this research consolidates as a self-critical exercise that provokes a continuous and persistent movement of interrupting the stability that intends to confine the body-mind-spirit complexity manifested throughout this study. Having as a starting point the paradigm of situated heterogeneity, the memories and narratives of personal experiences shared in this work interact with different perspectives and cosmovisions, in addition to establishing a constant dialogue with the reader. Various forms of expression and language favor the situated heterogeneity that unfolds throughout the text, bringing to the fore conflicts and questions that serve as fuel for dialogue. The performative decolonial praxis that unfolds in this work offers contributions to the extent that it interrupts the logic of separability that puts meanings which are mutually constituted in opposition and makes evident the incompleteness and interdependence that make possible the dialogue between the different and among the differences that constitute the heterogeneity of beings and knowledge, helping to preserve the dissent that ensures coexistence.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal desencadear um deslocamento pragmático que se destina a desnaturalizar o caráter contextual dos processos interpretativos por meio dos quais esta pesquisa acadêmico-científica se constitui. Situada no âmbito da Linguística Aplicada e, justamente em razão da pulsão questionadora e problematizadora que a nutre, a presente pesquisa se consolida como exercício autocrítico que provoca um movimento contínuo e persistente de interrupção da estabilidade que visa encerrar a complexidade corpo-mente-espírito manifesta ao longo deste estudo. Tendo como ponto de partida o paradigma da heterogeneidade situada, as memórias e narrativas de experiências pessoais compartilhadas neste trabalho interagem com diferentes perspectivas e cosmovisões, além de estabelecerem uma constante interlocução com o leitor/ a leitora. Variadas formas de expressão e linguagem favorecem a heterogeneidade situada que se desvela no decorrer do texto, trazendo à tona conflitos e questionamentos que servem de combustível para o diálogo. A práxis decolonial performativa que se desdobra neste trabalho oferta contribuições na medida em que interrompe a lógica de separabilidade que coloca em oposição sentidos que se constituem mutuamente, e torna evidente a incompletude e a interdependência que possibilitam o diálogo entre diferentes e entre as diferenças presentes na heterogeneidade constitutiva dos seres e dos saberes, o que colabora para a preservação do dissenso que assegura a coexistência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectautocríticapt_BR
dc.subjectheterogeneidadept_BR
dc.subjecttese-diálogopt_BR
dc.subjectdissensopt_BR
dc.subjectjustiça ontológicapt_BR
dc.subject.otherLinguística aplicadapt_BR
dc.subject.otherProfessores de línguas – Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de línguas – Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherProfessores de línguas – Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherEtnologiapt_BR
dc.subject.otherHeterogeneidadept_BR
dc.titleAutocrítica autoetnográfica como alternativa ontoepistêmica: uma tese-diálogo tecida na heterogeneidadept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_CAMILA FONSECA_FINAL.pdfVersão atualizada com as devidas correções.2.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons