Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/61777
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre castelos e fogueiras: uma análise histórica das representações das bruxas no conto maravilhoso |
Autor(es): | Luiza Carvalho Santos Brandão |
Primeiro Orientador: | Constantino Luz de Medeiros |
Primeiro membro da banca : | Marcelo Rondinelli |
Segundo membro da banca: | Mônica de Menezes Santos |
Resumo: | A bruxa se apresenta enquanto uma figura controversa no imaginário social. Fonte de mistério que desperta a curiosidade de uns e o temor de outros, essas personagens se fazem presentes nas páginas dos livros de historiadores e escritores. O presente trabalho objetiva investigar o modo através do qual essas mulheres foram representadas nos contos maravilhosos clássicos publicados entre os séculos XVII e XIX. Considera-se o evento da caça às bruxas enquanto fator determinante para a degradação da posição social da mulher, a qual radicalizou uma perspectiva dicotômica de se conceber o feminino que se encarna, neste trabalho, no par de opostos “bruxas e princesas”. Nota-se que a caça às bruxas promoveu a perseguição, tortura e execução de milhares de mulheres, além de ter disseminado o pânico a partir de uma verdadeira campanha difamatória contra essa parcela da população, o que gerou desconfiança e a divisão das classes subalternas. Considera-se importante a tentativa de uma reconstrução histórica de outras formas literárias que influenciaram o conto maravilhoso desde a sua forma e conteúdo, bem como da circulação dessas narrativas em suas manifestações orais, antes de serem compiladas e publicadas por intelectuais como Charles Perrault e os Irmãos Grimm. Será investigado o processo de compilação dos contos, tendo em perspectiva os determinantes políticos, sociais, históricos e culturais que culminaram nesses trabalhos, bem como o modo através do qual tais publicações fomentaram a construção de um determinado ideal de feminilidade. A análise proposta alinha-se ao materialismo histórico, partindo da realidade concreta para a compreensão dos modos de representação da bruxa ancorados nesta. A presente dissertação percorrerá tal caminho, que culminará na discussão acerca impacto da caça às bruxas na representação dessas mulheres nos contos maravilhosos. |
Abstract: | The witch is a controversial character in the social imagery. Source of mystery, arousing curiosity and fear, these women are present in books of history and stories. This work aims to investigate the way in which these women had being represented in the classic fairy tales published between 17th and 19th centuries, besides make comments about the transformations of the witch representation in the current days. The period of witch-hunt was crucial for the decrease of the social status of women, from which strengthened the dichotomous perspective of understanding the female archetype, in this work represented for the opposite pair "witches and princesses". It is remarkable that the witch-hunt promoted the persecution, torture and execution of thousands of women, in addition to spread the panic through a defamatory campaign against that part of the population, which stimulated suspicion and split the subordinate class. It was important to bring to this work other literary forms which have influenced fairy tales in its form and content, and its oral tradition, before they were published by intellectuals as Charles Perrault and the Brothers Grimm. Along these lines will be investigated the compilation process of the tales, putting in perspective the political, social, historical and cultural factors which culminate in these stories as well as the way, whereby, such publications endorsed the conception of ideal woman. The analysis is aligned with the historical materialism, departing from concrete reality to understand the ways that the witch can be represented. The present work follows this way that will end with the discussion about how the witch hunt have affected the representation of these women in the fairy tales. |
Assunto: | Literatura fantástica – História e crítica Feiticeiras na literatura Mulheres e literatura Crítica feminista Caça às bruxas Contos de fadas – História e crítica Basile, Giambattista, ca. 1575-1632. – Sol, Lua e Tália – Crítica e interpretação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61777 |
Data do documento: | 11-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENTRE CASTELOS E FOGUEIRAS UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS REPRESENTAÇÕES DAS BRUXAS NO CONTO MARAVILHOSO.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.