Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61784
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Fio das missangas de Mia Couto: um relato de experiência de desenvolvimento do leitor literário no ensino fundamental II
Autor(es): Talita Fernanda Sereia
Primeiro Orientador: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Primeiro membro da banca : Marcelo Chiaretto
Segundo membro da banca: Cristiane Dias Gonçalves Paula
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um relato de experiência, baseado em um projeto de intervenção, realizado com alunos do 9º ano, cujo objetivo principal é investigar o desenvolvimento do leitor literário e sua influência na produção de texto. O projeto adota uma abordagem qualitativa, buscando compreender como o processo de leitura literária, especificamente a partir do livro "O Fio das Missangas" de Mia Couto, pode impactar a escrita dos estudantes. O estudo parte do pressuposto de que a leitura literária desempenha um papel crucial no desenvolvimento do leitor, promovendo o aprimoramento da linguagem, da imaginação e da capacidade crítica. Além disso, acredita-se que a leitura de obras literárias proporciona uma maior sensibilidade estética, favorecendo a expressão criativa e a reflexão, sobre diferentes aspectos da realidade. Ao longo da investigação, fizemos leitura compartilhada de "O Fio das Missangas", de Mia Couto, nas aulas de língua portuguesa, divididas em oficinas de leitura sob a mediação do professor. Os alunos também dirigiram algumas análises dos contos, em duplas, no formato de miniaulas. A culminância do projeto foi uma produção de texto, dentro do gênero de discurso conto psicológico, no qual os alunos mostraram que o acesso, os debates e as considerações sobre a leitura de Mia Couto, repercutiram em seus escritos, de modo que os alunos desenvolveram uma linguagem sensível, com construções mais maduras e discutindo temas que, ao olhar deles, podem tocar e atravessar a humanidade do outro.
Abstract: This work presents an experiment report based in an intervention project made with 9th grade students, with the main goal of investigating the development of the literary reader and how it influences in text production. The project embraces a qualitative approach in order to understand how the process of literary reading, specifically from Mia Couto’s book “O Fio das Missangas”, is able to impact the students writing. The study starts from the assumption that literary reading plays a key role in readers’ development, promoting the improvement of language, imagination and critic capacity. Furthermore, it is believed that the reading of literary works provides more aesthetic sensitivity, favoring the creative expression and the reflection on different reality aspects. Over the investigation and during the Portuguese language classes, a shared reading of Mia Couto’s book “O Fio de Missangas” in the form of reading workshops mediated by the teacher was made. The students, in pairs, also conducted analyses of tales in mini-classes format. The crowning moment of the project was the text production of a psychological tale in which the students had displayed that the access, debates and considerations about Mia Couto’s reading impacted in their writings in order to perform a sensitive language, with more mature constructions and discussing topics that, to their eyes, could touch and penetrate the humanity of others.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61784
Data do documento: 8-Ago-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.