Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/61785
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Where words fail, music speaks.
Título(s) alternativo(s): Onde as palavras falham, a musica fala.
Autor(es): Cristina Correa Monteiro
primer Tutor: Andrea Machado de Almeida Mattos
Resumen: Where Words Fail, Music Speaks is the unit title of an English language textbook for elementary school students. Every unit is developed from the text presented in the lyrics genre, which is about romantic love. The unit is composed of activities that cover the four skills of language - reading, written production, oral production and listening comprehension - as well as the study of grammatical structure, vocabulary, text genre and pronunciation, all related to the unit theme. The oral production skill is presented at the beginning of the unit, where students are invited to share their preferences regarding types of music, bands or singers, followed by the listening comprehension activity that uses the song “I say a little prayer for you”, focused on vocabulary (verbs) and understanding of specific information. The reading part is developed from the lyrics of the song, through activities of general comprehension and detailed comprehension of the text, as well as the study of the structure of the textual genre in question. Vocabulary activities are presented in the form of a crossword, with word definitions that appear in the lyrics. The grammatical study is based on the different uses of the Simple Future, from extracts from the music, which are studied, analyzed and practiced in the form of written exercises. The pronunciation work is developed from different sounds of the same set of vowels. The skill of written production requires the creation of a parody, in a work of pairs and groups. Each unit is accompanied by a detailed lesson plan with activity responses and additional suggestions. The unit is evaluated through a written test based on its content, which also includes an answer key.
Abstract: Onde as palavras falham, a música fala é o título da unidade de um livro didático de Língua Inglesa para alunos do Ensino Fundamental II. Toda unidade é desenvolvida a partir do texto apresentado no gênero letra de música, que fala do amor romântico. A unidade é composta por atividades que contemplam as quatro habilidades da língua-leitura, produção escrita, produção oral e compreensão auditiva - bem como o estudo de estrutura gramatical, vocabulário, gênero textual e pronúncia, todas relacionadas ao tema da unidade. A habilidade de produção oral é apresentada na abertura da unidade, onde os alunos são convidados a compartilhar suas preferências em relação a tipos de música, bandas ou cantores, seguido pela atividade de compreensão auditiva que tem como recurso a música “I say a little prayer for you”, focada em vocabulário (verbs) e compreensão de informações específicas. A parte de leitura é desenvolvida a partir da letra da música, através de atividades de compreensão geral e compreensão detalhada do texto, bem como o estudo de estrutura do gênero textual em questão. As atividades de vocabulário são apresentadas em forma de palavra-cruzada, com definições de palavras que constam na letra da música. O estudo gramatical baseia-se nos diferentes usos do Futuro Simples, a partir de extratos da música, que são estudados, analisados e praticados em forma de exercícios escritos. O trabalho de pronúncia é desenvolvido a partir de diferentes sons de um mesmo conjunto de vogais. A habilidade de produção escrita requer da criação de uma paródia, em um trabalho de pares e grupos. Toda unidade é acompanhada de plano de aula detalhado com respostas das atividades e sugestões adicionais. A unidade é avaliada através de um teste escrito baseado no conteúdo da mesma, que também consta de chave de resposta.
Asunto: Língua inglesa – Estudo e ensino
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Ensino em Inglês
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61785
Fecha del documento: 17-abr-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Inglesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Cristina Monteiro final.pdfWhere Words Fail, Music Speaks2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.