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Type: Monografia (especialização)
Title: A temática argumentativa em avaliações para entrada no ensino superior e suas relações com a formação cidadã
Authors: Helyda Pinheiro Mantoanelli Silva
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Abstract: O ensino da argumentação se torna cada vez mais comum em sala de aula, sobretudo, no estágio do Ensino Médio, uma vez que diversas universidades públicas brasileiras adotaram a produção de textos - majoritariamente argumentativos - como uma das formas de ingresso ao ensino superior. Tendo em vista que a elaboração de textos com a orientação argumentativa se torna imprescindível na vida dos estudantes, este trabalho tem como foco de análise a escrita argumentativa como instrumento avaliativo, já que se mostra como fundamental na formação desses jovens, capacitando-os não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para serem cidadãos conscientes e responsáveis. Como escopo de estudo foram escolhidas as propostas de redação do ENEM e da FUVEST aplicadas no ano de 2022. Essa escolha se dá porque, uma vez que esses processos apresentam, obrigatoriamente, o viés argumentativo e demonstram-se como passo imprescindível para o ingresso no ensino superior, tornam-se um marco de finalização da formação básica escolar e, por causa disso, denotam possibilidade da construção, via escola, de aspectos da cidadania intrínsecos à argumentação. Desse modo, mostra-se relevante a elaboração de estudos nesse viés para que possam contribuir para práticas escolares de ensino desses gêneros. Para isso, a sustentação desta reflexão será desenvolvida a partir de estudos teóricos que amparam as discussões históricas sobre a argumentação enquanto exercício fundamental da comunicação. Posteriormente, as coletâneas de tais propostas serão analisadas com o propósito de compreender o que esperam do aluno; quais são as imagens de aluno-candidato e cidadão são projetadas; o que leva o aluno a desenvolver seu ponto de vista e, por consequência, gerar o texto; e, por fim, como as temáticas permitem uma leitura social ou política da própria realidade, característica fundamental da orientação argumentativa e no processo de persuasão e de convencimento do outro.
Abstract: The teaching of argumentation is becoming increasingly common in the classroom, especially in the high school stage, as several Brazilian public universities have adopted the production of predominantly argumentative texts as one of the ways to enter higher education. Considering that the development of texts with argumentative orientation becomes essential in the lives of students, this work focuses on the analysis of argumentative writing as an evaluative instrument, as it proves to be fundamental in the education of these young people, equipping them not only for academic success but also to be conscious and responsible citizens. As the scope of the study, the ENEM and FUVEST assessments applied in the year 2022 were chosen given their importance for admission to higher education, as well as being a milestone in the completion of basic education. Because of this, it is relevant to develop studies in this perspective that can contribute to the study of these genres. For this purpose, the support for the reflection presented here will be developed based on theoretical studies that underpin the historical discussions about argumentation as a fundamental exercise in communication and will be referenced throughout the text. Subsequently, the collections of such proposals will be analyzed with the purpose of understanding what is expected of the student; what images of student-candidate and citizen are projected; what leads the student to develop their point of view and, consequently, generate the text; and, finally, how the themes allow for a social or political interpretation of reality, a fundamental characteristic of argumentative orientation and in the process of persuasion and convincing others.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/61788
Issue Date: 10-Oct-2023
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

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