Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61798
Type: Artigo de Periódico
Title: Dose vocal em professores: correlação com a presença de disfonia
Other Titles: Vocal dose in teachers: correlation with dysphonia
Authors: Ana Cristina Côrtes Gama
Juliana Nunes Santos
Elisângela de Fátima Pereira Pedra
Alessandra Terra Vasconcelos Rabelo
Max de Castro Magalhães
Estevam Barbosa de Las Casas
Abstract: Professores são profissionais com alta prevalência de disfonia, para a qual os principais fatores de risco são as longas jornadas de trabalho em salas de aula com presença de ruído ambiental. O objetivo da pesquisa foi calcular o tempo de fonação e a dose cíclica de professoras com disfonia e de professoras sem alteração de voz durante a atividade letiva. Para o estudo, dois grupos foram analisados: cinco professoras com disfonia funcional constituíram o grupo de professores disfônicos, e cinco professoras sem alteração de voz constituíram o segundo grupo. Para a coleta dos dados foi utilizado o dosímetro marca VoxLog® e os parâmetros analisados foram: intensidade; frequência fundamental; tempo de fonação e dose cíclica. Na análise estatística foram utilizados os testes Anova, T de Student e Kruskal-Wallis. Observou-se que professores disfônicos apresentaram um maior tempo de fonação e de dose cíclica quando comparados com professores sem alteração vocal. A disfonia associa-se com um tempo maior de fonação e uma exposição maior do tecido da prega vocal a fonotraumas.
Abstract: Teachers are professionals with high prevalence of dysphonia, whose main risk factors are the large work hours in classrooms with the presence of background noise. The purpose of the study was to calculate the phonation time and the cycle dose of teachers with dysphonia and teachers without voice disorders during the class. There were two groups analyzed: five teachers with functional dysphonia were the first group and five teachers without voice disorders were the second group. For the data was used the VoxLog® dosimeter and the parameters were: intensity; fundamental frequency; phonation time and cycle dose. The statistical analysis used ANOVA, Student's T-test, and Kruskal–Wallis test. Dysphonic teachers showed major values of phonation time and cycle dose compared with teachers without voice disorders. The dysphonia is related to extended period of speech time and greater exposure of the tissue of the vocal fold to phonotrauma.
Subject: Voz
Disfonia
Fonoaudiologia
Distúrbios da voz
Acústica da fala
Docentes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAS
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
MED - DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015156
URI: http://hdl.handle.net/1843/61798
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/codas/a/ZLdPPvVQGHGvWBf4HB9Mtcx/#
metadata.dc.relation.ispartof: CoDAS
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